Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Palestra sobre relógios de sol, hoje, em Braga


Nuno Crato, Professor Catedrático no ISEG Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa e ex-ministro da Educação, vai conduzir hoje uma conversa sobre a geometria e astronomia dos relógios de sol,  no âmbito da programação da Semana da Ciência e Tecnologia da Escola de Ciências da UMinho. O encontro acontece na Basílica dos Congregados, no centro de Braga, às 21:00, com entrada livre.

Apesar de esquecidos e cada vez menos usados, os relógios de sol foram importantes ferramentas para organizar a vida das comunidades no passado. O estudo dos seus fundamentos científicos era tão importante que ganhou um nome: gnomónica. Nesse sentido, nesta pequena palestra vai-se procurar dar uma ideia do funcionamento destes instrumentos, dos seus aspetos astronómicos e de alguns problemas geométricos simples, inerentes à leitura das horas num relógio solar. A palestra contará, ainda, com a participação de Fernando Correia de Oliveira, jornalista e investigador de renome internacional em Tempo e Relojoaria.

 Esta iniciativa é o culminar de um programa que junta vários estudantes dos ensinos básico e secundário para celebrar a Semana da Ciência e Tecnologia. Em conjunto com o Planetário – Casa da Ciência em Braga, a Escola de Ciências da Universidade do Minho apresenta três dias de programação, proporcionando aos alunos a oportunidade de participar numa série de atividades em ambiente laboratorial, estimulando o interesse e o prosseguimento de estudos em áreas científicas e tecnológicas.

Este ano, o programa desenrola-se em torno da temática Sol/Tempo e inclui oficinas pedagógicas e palestras. Os estudantes vão dividir-se entre as instalações do Planetário e da Escola de Ciências para refletir, por exemplo, sobre o tempo geológico e a importância da luz na vida das plantas, para aprender como medir a temperatura de uma estrela ou até para conhecer os astros através de uma sessão de planetário imersivo digital. A edição de 2021 termina com um desafio aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, através do lançamento de um concurso de relógios de sol, que será apresentado, no dia 26, logo após a palestra.

Sem comentários: