Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 28 de maio de 2019

Mecânica do Tempo - Os relógios da coleção Medeiros e Almeida, 416 páginas dedicadas a um património único no mundo


A Casa-Museu Medeiros e Almeida apresenta, no dia 30 de maio, às 18h30, o livro “Mecânica do Tempo – ”, da autoria de Fernando Correia de Oliveira e de Paulo Anastácio. Esta obra nasce de um trabalho de pesquisa sobre a mais importante coleção de Relojoaria do país e uma das mais importantes do mundo.

Fernando Correia de Oliveira, jornalista, investigador do Tempo e Editor-Chefe do Anuário Relógios e Canetas, e Paulo Anastácio, responsável pelo curso de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa - Educação e Formação, percorrem, ao longo de 416 páginas a coleção privada de relógios pertencente a António Medeiros e Almeida, com 630 peças divididas em 12 capítulos, desde o século XVI ao século XX.

Este livro de referência conduz-nos ao mundo fascinante dos relógios que podem ser admirados na Casa-Museu Medeiros e Almeida, com um acervo de mais de 600 relógios, entre os quais se destaca o Relógio de bolso Junot/Wellington, encomendado à Casa Breguet, em 1808, pelo General francês Jean-Andoche Junot. Após a morte do General, o relógio passou por várias mãos, até chegar ao General Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington, o que pode ser considerado uma ironia da História, uma vez que os generais Junot e Wellington combateram entre si, em Portugal, durante as Invasões Francesas, tendo o segundo vencido o primeiro, na Batalha do Vimeiro, em 1808. António Medeiros e Almeida adquiriu o relógio em leilão, em 1964.

Outro relógio de destaque na Casa-Museu Medeiros e Almeida é o Relógio de Noite, de 1670, uma tipologia rara que, através de uma candeia de azeite, permitia ver as horas, mesmo no escuro. Foi construído por Edward East (1602-1697), relojoeiro-chefe da corte de Catarina de Bragança e Carlos II.

O livro “Mecânica do Tempo – Os relógios da coleção Medeiros e Almeida” dá também a conhecer o Relógio de Caixa Alta, Luís XV, ricamente decorado, da autoria do relojoeiro Jean Biesta (ativo c. 1759-1789) e do ebanista Antoine Foullet (c. 1710-1775). Este é um relógio com diversas complicações, nomeadamente equação do tempo, fases e idade da lua e calendário zodíacal.


Sem comentários: