Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Em Zurique, com os relógios Rado e a Architectural Polychromy de Le Corbusier


Estivemos por estes dias em Zurique, para o lançamento mundial  dos relógios Rado True Thinline Les CouleursTM Le Corbusier.

A Rado presta homenagem a um dos mais importantes arquitectos do Século XX. Le Corbusier nasceu em La Chaux-de-Fonds, em pleno coração da indústria relojoeira suíça, a família estava ligada à indústria e ele próprio teve como primeiro emprego a gravação de caixas de relógios.

Pintor, escultor, teórico da arquitectura, Le Corbusier escreveu um tratado sobre as cores, criando um sistema agrupado em 9 conjuntos, que podem ser combinados entre si, para aplicação tanto no interior como no exterior dos edifícios.


Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier

A Rado, que se auto-define como Mestre dos Materiais, continua a sua senda pioneira de mais de 30 anos no uso de cerâmicas, tendo conseguido, ao fim de 3 anos de pesquisas, reproduzir 9 das cores definidas por Corbusier, aplicando-as em outros tantos relógios.

Os modelos True Thinline Les CouleursTM Le Corbusier reproduzem as nove cores da Architectural Polychromy, um sistema criado pelo arquitecto entre 1931 e 1959.

A Architectural Polychromy estava bem à frente do seu tempo, usando 63 cores com significado arquitectónico, que ajudam à criação de espaço e profundidade, tendo ao mesmo tempo um grande impacto fisiológico e psicológico sobre o observador.

As cores são classificadas em nove grupos de cambiantes e tons diferentes. Esta palete ainda é hoje bastante usada por arquitectos e designers.

Com os nomes vibrant, velvety, balanced, bold, powerful, expressive, luminous, impressive e pure, os relógios True Thinline Les CouleursTM Le Corbusier são produzidos em séries limitadas de 99 exemplares por cada cor. Cada um tem no verso um design próprio, que inclui todas as 63 cores.

Os relógios, unisexo, feitos inteiramente de cerâmica hight-tech, têm caixa monobloco e pulseira de elos, sendo ultra-resistentes ao risco e, ao mesmo tempo, muito leves. Têm todos calibre de quartzo.

Como parceiro exclusivo de Les CouleursTM Le Corbusier, apenas a Rado é capaz de produzir cerâmicas com as cores exactas do sistema.


Mathias Breschan, CEO da Rado, explica as dificuldades que, ao longo de 3 anos, a empresa experimentou, até conseguir criar cerâmicas com as nove cores da nova colecção


A apresentação decorreu no Hotel Atlantis by Giardino

















No dia seguinte, pela manhã, o grupo de jornalistas visitou uma das últimas obras concebidas pelo arquitecto, o Pavillion Le Corbusier, onde a teoria cromática foi aplicada



































Sem comentários: