Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Fazer o estado do cronómetro, em 1923, ao largo do Funchal


A 29 de Junho de 1923, o iate Saoirse partia de Dublin, para uma volta ao mundo. A 20 de Junho de 1925, regressava à capital da Irlanda. Pelo meio, escalava, entre outros pontos, a Madeira, Cabo Verde, o Brasil e os Açores (Faial). O skiper da embarcação foi Conor O'Brien, que escreveu um livro sobre a viagem (Across Three Oceans) e onde tem impressões sobre todos estes lugares.

Diz, por exemplo, que não conseguiu comprar uma bandeira portuguesa no Funchal porque "nenhuma loja tem em stock a Vermelha e Verde da sua República, quando o símbolo pode muito bem ser amanhã de novo o Branco e Azul da Monarquia". Portugal tinha proclamado o regime republicano há apenas 13 anos.

Nesta passagem inclui-se também a descrição de como O'Brien faz no porto do Funchal o "estado do cronómetro" que tem a bordo. (arquivo Fernando Correia de Oliveira)



Sem comentários: