Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Boutique dos Relógios adquire a Ourivesaria Corrêa Picanço, em Ponta Delgada


(foto Açores9)

A mais antiga ourivesaria de Ponta Delgada, a Corrêa Picanço, acaba de ser adquirida pela maior rede de retalho relojoeiro nacional, a Boutique dos Relógios.


Fundada há mais de 160 anos por José Corrêa Picanço, a Ourivesaria Corrêa Picanço é um marco histórico de Ponta Delgada, nos Açores. Ao longo de mais de século e meio, a Corrêa Picanço tornou-se parte integrante e de grande importância do tecido comercial micaelense, acompanhando as tendências dos produtos em ouro e prata, sem esquecer a relojoaria. Tendo iniciado a sua história pela mão de José Corrêa Picanço, o espaço foi herdado pelo irmão e sócio do fundador, Manuel Inácio Corrêa, que ampliou o negócio. Este último, por sua vez, deixou em testamento a ourivesaria aos seus empregados, entre eles o avô de António Jacinto Frazão Ferreira, um dos actuais proprietários do espaço, que agora lega todo o espólio e negócio à Boutique dos Relógios.

Mais de 160 anos e duas famílias depois, a Ourivesaria Corrêa Picanço mantém-se preservada, ocupando os números 24 e 22 do Largo da Matriz, num edifício histórico, onde se acredita ter sido içada a primeira bandeira da República em Ponta Delgada, e encerra todo um legado de grande importância que passa agora para a responsabilidade da Boutique dos Relógios, o mais influente player nacional no sector da relojoaria e joalharia, que promete "elevar a Corrêa Picanço a novos patamares, mantendo a herança de um espaço que faz parte da história dos Açores e de Portugal".

A 30 de Novembro, a Ourivesaria Corrêa Picanço fecha as suas portas, encerrando mais um capítulo da sua longa história. Passado o testemunho, a Boutique dos Relógios assumirá a gestão do espaço, que voltará a abrir portas durante o primeiro semestre de 2019.

Toda a operação de passagem de testemunho da Ourivesaria Corrêa Picanço para a Boutique dos Relógios foi assessorada pelos consultores financeiros Luís Pereira de Almeida e Mário Sequeira Dias, bem como por Francisco Abreu dos Santos, associado da BPLD advogados.


Pela sua antiguidade e interesse histórico, o espólio documental da Ourivesaria Corrêa Picanço foi objeto de um Protocolo de Depósito, assinado em 25 de Julho de 2007 entre a Universidade dos Açores e os proprietários da Ourivesaria, tendo o repositório em causa sido alvo de pesquisa pela investigadora Rosa Maria Mota, Doutora em Estudos do Património, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, constituindo um capítulo intitulado “A Ourivesaria Correia Picanço, em Ponta Delgada: apontamentos para a sua história”, inserido na obra Artes Decorativas nos Açores, com coordenação de Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa.

Sem comentários: