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domingo, 5 de março de 2017

Leitores do Relógios & Canetas online visitaram a manufactura de alta relojoaria Jaeger-LeCoultre


De visita à Grande Maison

Leitores conhecem o mundo Jaeger-LeCoultre

Fotos Manuel Moura

Nada melhor do que mergulhar numa piscina para saber da temperatura da água… Nada melhor do que viver dois dias numa manufactura de Alta Relojoaria para lhe aperceber a filosofia e a arte.

Os leitores do Relógios & Canetas online José Pedro Cadilhe, João Paulo Craveiro, Manuel Moura e José Correia passaram dois dias de sonho no Valée de Joux, o coração relojoeiro da Suíça. Mais propriamente, estiveram em Le Sentier, a localidade que há mais de 180 anos é a base da Jaeger-LeCoultre, a manufactura de Alta Relojoaria conhecida na região (e um pouco por todo o mundo apreciador das máquinas do tempo) como La Grande Maison.



Com raízes datando de 1833, a casa transforma-se em 1866 na primeira manufactura relojoeira do vale (todos os ofícios debaixo do mesmo tecto) por iniciativa do relojoeiro Antoine LeCoultre. Em 1900, empregando já 500 pessoas, era responsável pela criação de 350 calibres, dos quais 128 com a função cronógrafo e 99 com a complicação repetição minutos.

No início do século XX, Edmond Jaeger, relojoeiro parisiense e fornecedor oficial da marinha francesa, entra no capital da empresa. Estava criada a aliança familiar entre os Jaeger e os LeCoultre. Hoje, a marca é propriedade do Richemont Group, o maior do mundo em termos de Alta Relojoaria. Os quatro leitores do Relógios & Canetas online são possuidores de exemplares Jaeger-leCoultre – alguns deles herdaram-nas, outros adquiriram-nas, outros ainda foi-lhes oferecida. Era essa a condição – ter relógios da marca – para participar num passatempo que lançámos em parceria com o importador para o mercado português, a Torres Distribuição. O prémio era uma estadia de dois dias na manufactura. Agora efectivado.



Os quatro vencedores do passatempo tiveram ocasião de visitar os ateliers de montagem dos calibres, apreciaram a concentração absoluta dos relojoeiros, admiraram o savoir-faire em métiers d’art dos especialistas da casa na decoração de relógios como o Reverso, espantaram-se na secção onde milhares de Atmos (o relógio que se alimenta do ar para trabalhar) são aprontados para seguir para todo o mundo.

E tiveram a experiência única de desmontar e montar de novo um calibre, para ter a noção da dificuldade do trabalho de um relojoeiro. Rita Teixeira, Press & Communication Manager da Torres Distribuição, e Mafalda Sanches de Baêna, Directora de Publicidade do Anuário Relógios & Canetas, acompanharam os vencedores.


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