(fotos Bvlgari)
Abriu as portas em Novembro de 2016, mas só agora vai sendo apresentada oficialmente - à imprensa, nomeadamente. A Boutique Bvlgari na Avenida da Liberdade, em Lisboa, fica do lado direito de quem sobe o eixo do luxo da capital (aquele que é considerado o mais nobre - e mais caro por metro quadrado...). E está entre dois outros grandes nomes do luxo global - as boutiques Cartier e Versace.
(foto Fernando Correia de Oliveira)
São 120 m2 dominados por mármores e pedras antigos, típicos da arquitectura de Roma, a cidade onde a Bvlgari nasceu há 130 anos. Na fachada, mármore Black Grand Antique e colunas Travertino Navona. à entrada, mármore Bois e, no chão. o desenho da estrela de oito pontas Condotti, em vermelho sanguíneo (símbolo universal de equilíbrio, armonia e orde,m cósmica, as oito pontas simbolizam os quatro pontos cardeais, os dois solstícios e os dois equinócios).
Segundo a lenda, a estrela significa "Roma Caput Mundi", ou seja, "todos os caminhos vão dar a Roma". Esta estrela encontra-se já no chão original da loja-mãe, em Roma, a Bulgari Condotti.
Vidro de Murano é usado num candelabro Vistosi (Ecos, desenhado pelo estúdio veneziano Renato Toso, Noti Massari e Associati). No chão, mármore White Travertino Navona, com padrão estrelado, alternando com parquet de madeira de nogueira. Nos pórticos, outros mármores, como o Breccia di Stazzema. Forrados de seda shantung Imperial Saffron, mais uma vez recriando o ambiente do nº 10 da rua Condotti em Roma.
Misturando o clássico com o modero, num estilo próprio à Bvlgari, o mobiliário faz lembrar o design italiano dos anos 50 e 60 (as mesas são inspiradas em Franco Albini e os balcões de mármore em Carlo Scarpa.
O Peter Marino Architects Studio, autor do projecto global, bebeu ideias da chamada Idade de Ouro dos designers avant garde italianos. Isso nota-se numa zona especial dedicada a Noivas, onde as criações mais preciosas podem ser apreciadas em completa privacidade, graças a biombos deslizantes de bronze, Pantheon Mesh (Maglia Pantheon) cujo desenho se inspirou no chão do Panteão de Roma.
Nas paredes, além de nichos com peças da marca, retratos de época de clientes famosos da casa Bvlgari, como Elizabeth Taylor ou Richard Burton.
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