Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Montblanc homenageia astrónomo Johannes Kepler com canetas de edição limitada


A Montblanc presta homenagem ao astrónomo Johannes Kepler (1571-1630), com canetas de edição limitada


Um dos modelos, limitados a 39 exemplares, inspira-se numa ilustração do seu livro "De Stella Nova in Pede Serpentarii" que indicou a localização da supernova 1604 no pé da constelação Ophiucus. A silhueta da caneta, de ouro branco maciço, lembra o telescópio que Kepler desenvolveu para observar os céus com maior ampliação do que o telescópio que Galileo tinha anteriormente desenvolvido.

O ouro branco do topo da tampa, o cone e os encaixes contrastam com o azul profundo da resina da tampa e do corpo, com os diamantes que evocam um céu nocturno.

A gravação à mão Overlacquering, uma técnica usada pela primeira vez pela Montblanc, torna as gravuras tridimensionais representando as constelações de Ophiuchus e de Sagittarius que Kepler estudou no seu “De Stella Nova.”

A bússola usada por Kepler inspirou o design do clipe, que é adornado com uma safira de corte de princesa. A inspiração para a gravura no cone do instrumento da escrita é o movimento elíptico de Marte que Kepler descreveu em seu Astronomia Nova. Uma outra gravura inspirada pelo modelo do sistema solar concebido por Kepler no seu Mysterium Cosmographicum decora o fundo do cone. A descoberta descrita por Kepler em “De Stella Nova,” da conjunção de Saturno, Júpiter e a supernova é imortalizada no aparo de ouro, revestido a ródio, com uma safira azul preciosa na ponta. A inspiração para a gravura na parte dianteira é a descrição de Kepler da atracção gravitacional do sol nos outros planetas. Os três anéis do topo da tampa desta Edição Limitada, um conjunto de diamantes, simbolizam as Três Leis de Kepler do movimento planetário. Coroando o instrumento de escrita, uma opala de cor única no topo da tampa traz à mente a supernova descrita pela primeira vez no seu tratado, o em que Kepler prova a variabilidade do universo.











Botões de punho, inspirados também na figura do astrónomo, fazem parte da coleção que a Montblanc criou para o homenagear.



O modelo Homenagem a Johannes Kepler High Artistry Edição Limitada 9 marca o ano 1609 quando Kepler publicou pela primeira vez "De Stella Nova" considerado como um dos maiores livros sobre astronomia.

As constelações Ophiuchus e Sagittarius de seu livro "De Stella Nova" foram recriadas com uma camada especial de dupla cor de ouro, contrastando com a resina azul profundo. O mapa intrincado da constelação é pontuado por diamantes brancos que representam as estrelas brilhantes no céu e outras pedras coloridas que brilham como planetas. Inspirados pelo modelo de órbitas do seu Mysterium Cosmographicum, uma pedra lápis lázuli, em forma de globo, fica sobre a tampa cercada por uma estrutura escultural feita de três fileiras de diamantes. A parte dianteira do aparo é gravada com um desenho da "gravidade" do Astronomia Nova de Kepler. Evocando o solstício de inverno de 1600, quando Kepler estava em Praga com outro astrónomo Tycho Brahe, o corpo apresenta uma representação do céu que eles observaram, definido com diamantes.












Sem comentários: