Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Há 300 anos... o primeiro Cardeal Patriarca entrava em Lisboa


Dom Tomás de Almeida

Há precisamente 300 anos, em 13 de Fevereiro de 1717, Dom Tomás de Almeida, primeiro Cardeal Patriarca de Lisboa, entrava na capital "em majestosa solenidade assistida pelo clero secular e regular, o Estado civil, cortejo da corte, tropa formada em alas".


Sobre este quadro do primeiro Cardeal Patriarca de Lisboa já aqui falámos


O Padre Francisco de Santa Maria descreve no Ano Historico: "entrada iniciada na igreja de São Sebastião da Pedreira, esperava-o a cavalo a nobreza da corte. Tomou o coche e veio marchando com acompanhamento luzidio até a igreja de Santa Marta; apeou, tomou a Capa Consistorial, continuou a cavalo a marcha até as portas de Santo Antão, onde se levantava altar. Deixou a Capa, revestiu-se pontificalmente com a capa e mitra branca, montou mula ruça coberta com gualdrapa de tela branca, rédea dada ao irmão Dom Luís, Conde de Avintes. Ao sair das portas, receberam-no sob um pálio de preciosa tela os vereadores dos senados de ambas as câmaras de Lisboa e entre duas alas que formavam as comunidades regulares, confrarias e irmandades da cidade, chegou à Santa Basilica Patriarcal, e se deu fim ao ato com o hino Te Deum laudamus, cantado com solenidade."

Nas imagens seguintes, o cortejo desde o Paço da Ribeira, onde se encontrava a Patriarcal, até ao Paço de Queluz, para que o Cardeal Patriarca presidisse ao baptismo do Príncipe da Beira.


"A magnificência com que o Patriarca de Lisboa oficia ultrapassa o Papa nos dias de maior solenidade, e posso dizê-lo com conhecimento de causa, porque vi oficiar um e outro" - Charles-Fréderic de Merveilleux, in Memórias Instrutivas sobre Portugal.

Charles-Fréderic de Merveilleux era um botânico suíço, que esteve em Portugal ao serviço de D. João V. Escreveu as suas impressões sobre Portugal nos anos de 1723 a 1726.






Sem comentários: