Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 18 de setembro de 2016

No Fundão, com as ovelhas e o lobo - portefólio com Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância - Alpedrinha


Por terras da Cova da Beira, num périplo que incluiu a Serra da Estrela, a Rota do Glaciar e Manteigas, tivemos como Quartel-General e Comando das Operações o Fundão (antiga "Zona Engels" para os que sabem...)

A nossa expedição coincidiu com o Festival dos Chocalhos, de Alpedrinha, que tem recriado nos últimos anos os Caminhos da Transumância e toda a etnografia a eles ligada.

Hoje de manhã fomos acordados pelo grupo Chocalheiros, de Vila Verde de Ficalho. Eles recriaram, a partir do Fundão, com pastores e algum gado, um trecho do caminho da transumância usado ainda até há meio século, indo a pé até Alpedrinha.

Para uma próxima vez em que não haja expedição glaciar, vamos ver o festival dos Chocalhos. Está prometido. A nós próprios e aos amigos São Salvado Forte e António Melo, nossos anfitriões no Fundão. Bem-hajam.




















À saída do Fundão, O Lobo, arte urbana feita com artigos deitados para o lixo. Autoria de Bordalo II



Sem comentários: