Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 11 de março de 2016

Lista de livros oferecidos em 1817 ao Observatório Astronómico de Coimbra por Manuel Pedro de Melo, entre os quais a Praxis Horologiorum de Trotta


Adquirimos recentemente este manuscrito anónimo, "Relação dos livros que deu o senhor Manuel Pedro de Melo para o Observatório em 6 de Março de 1817". Manuel Pedro de Melo (1765 - 1833) foi Professor da Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra. "Um incêndio destruiu a sua casa, com a rica livraria, em 1821", lê-se aqui.

Assim, esta relação assume ainda mais interesse, pois estas obras, a não terem sido oferecidas em 1817 ao Observatório Astronómico de Coimbra, ter-se-iam provavelmente perdido.

Na relação, num total de 33, há obras de astronomia e cosmografia, dos séculos XIV a XIX, mas também sobre horologia, nomeadamente uma Praxis Horologiorum [Expeditissima], de 1631, do jesuíta Giovanni Battista Trotta (1585 - 1656), versando gnomómica.




No conjunto de documentos adquiridos, e possivelmente com ligação ao anterior, surge ainda esta carta de Francisco Gomes Teixeira (1851 - 1933). Provavelmente de 1878, ano em que ele foi nomeado terceiro astrónomo do Observatório Astronómico de Lisboa, nela se dá conta do pedido de dispensa da "Conferência final de Outubro" e dos trabalhos que então desenvolvia - as longitudes e latitudes da Lua para Maio e Junho de 1879. Estaria a dirigir-se a Frederico Augusto Oom, o primeiro director da instituição.

Gomes Teixeira ocupou este cargo apenas durante cerca de quatro meses, voltando à Universidade de Coimbra, onde se licenciara em Matemática, em 1874, com a classificação máxima - Muito Bom por Unanimidade, com 20 valores. Doutorou-se em seguida, igualmente com a classificação máxima. Foi deputado pelo Partido Regenerador. E dá hoje nome à rua onde funciona a Presidência do Conselho de Ministros. Veja mais aqui.


Francisco Gomes Teixeira

Sem comentários: