Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Pré-SIHH 2016 - Relógio Piaget Black Tie Emperador Coussin XL 700P, a simbiose do mecânico com o quartzo


A Piaget apresenta no Salão de Alta Relojoaria de Genebra - SIHH 2016, que começa na próxima segunda-feira, 17 de Janeiro, um modelo revolucionário, o Emperador Coussin XL 700P.

Tivemos oportunidade de tomar contacto com este relógio no final de 2015, em Madrid. Respeitando o embargo, damos agora aqui imagens e explicações técnicas sobre ele.


Para comemorar o 40º aniversário do seu primeiro movimento de quartzo - o famoso 7P extra-plano introduzido em 1976 – a Piaget produziu este Emperador XL 700P, um relógio de série limitada a 118 exemplares.

O relógio usa um calibre mecânico, com o trem de rodas convencional, alimentado por um tambor de corda igualmente convencional, e cuja mola vai sendo enrolada por um micro-rotor. Mas, no final do trem de rodas, não há o tradicional escape. Em vez disso, há um gerador ou dínamo cuja rotação é controlada por um cristal de quartzo.

Combinação inédita de um calibre mecânico e um dínamo, este relógio inovador tem uma frequência de 32.768 Hz, mas é alimentado pelo gerador, que por sua vez vibra 5.33 por segundo. Assim, o calibre híbrido consegue uma precisão muito elevada, semelhante à de um calibre de quartzo, mas alimentado mecanicamente, não precisando de pilha.

A gama de calibres de quartzo manufacturados pela Piaget nasceu em 1976, com o 7P, inteiramente desenvolvido e produzido internamente. Em plena revolução do quartzo e no despertar das primeiras realizações suíças (com o famoso Beta 21, desenvolvido pelo Centro Electrónico Relojoeiro de Neuchâtel em 1970), a Piaget mostrou uma vez mais a sua mestria relojoeira e capacidade de inovação ao criar o seu próprio movimento – na época o mais fino do mundo, com apenas 3.1 mm de espessura. Desde então, a marca enriqueceu regularmente a sua gama de movimentos de quartzo que animam as criações femininas e joalheiras.




O Emperador Coussin XL 700P é equipado com um movimento mecânico extra-plano com regulação por gerador. Este relógio combina pela primeira vez, em termos de fiabilidade e precisão, uma regulação electrónica com um calibre automático (com micro-rotor).


Fruto de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, o projecto é objecto de dez pedidos de patentes e é baseada num conceito original suíço protegido em 1972. Nesta mesma época, a Piaget ilustrava o seu dinamismo tecnológico no desenvolvimento do seu próprio movimento de quartzo extra-plano, o famoso 7P.

Em homenagem a este último, a Maison apelidou o seu novo calibre automático de regulação electrónica 700P. Com uma frequência de 32.768 Hz, o dínamo fornece um alto nível de precisão, assim como uma resistência perfeita aos campos magnéticos e à gravidade.

Este dispositivo electrónico a 5.33 rotações por segundo tem o seu lugar no centro de um movimento mecânico que se distingue pela sua identidade arquitectónica - uma construção invertida - que revela os principais elementos funcionais do lado do mostrador do relógio – a massa oscilante e o gerador descentrados formam um 8, número de sorte.

Desprovido de mostrador, o movimento em forma de almofada, coberto de ADLC preto, tem acabamentos de alta relojoaria, como o micro-rotor guilhoché adornado com o brasão da Piaget, pontes com decoração soleillage, rodas com acetinado circular e parafusos prateados.

O Piaget Emperador Coussin XL 700P mostra esteticamente a sua ligação à colecção Black Tie. Tem caixa de ouro branco, de 46,5 mm de diâmetro, com luneta revestida de ADLC preto.




Piaget Emperador Coussin XL, 46,5 mm.  Caixa em ouro branco de 18 quilates. Fundo de caixa com janelas de vidro de safira. Luneta revestida a ADLC preto. Gerador e micro-rotor destacados em ouro branco polido.  Índices prateados.  Primeiro movimento híbrido da Piaget: Calibre de corda automática com um gerador de quartzo.  Movimento mecânico extraplano de corda automática com revestimento preto Manufactura Piaget 700P.  Funções: horas e minutos, indicador de reserva de corda no verso. Autonomia: aprox. 42h.    Espessura: 5,5 mm.    Frequência: 32.768 Hz. Diâmetro: 34,9 mm (15''' 1/2). Quantidade de rubis: 32. Peças: 298. Acabamento: Côtes de Genève circulares, pontes biseladas, massa oscilante gravada com o escudo de Piaget, parafusos em aço. Bracelete em pele de crocodilo preta.  Fivela em ouro branco de 18 quilates Edição limitada a 118 peças. Referência: G0A41041



Sem comentários: