Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 9 de agosto de 2014

Relógios & Canetas online Agosto - relógios Omega, nos primórdios dos cronógrafos de pulso


Desde as Guerras dos Bôers (de 1880 a 1902), na actual África do Sul, que a Omega tem nos seus registos relatos de combatentes britânicos gabando as qualidades dos seus relógios – de bolso e de pulso. A partir dessa data, e durante muitos anos, a Omega foi o principal fornecedor das Forças Armadas britânicas. No começo da Grande Guerra, a Omega estava no auge da produção. Desde 1910 que já fornecia relógios de bolso de grande precisão (com o famoso calibre de 19 linhas) à Royal Navy.

Entre 1917 e 1918 fornece os pilotos do Royal Flying Corps com exemplares de bolso usando Rádio (material luminescente) no mostrador. Também o Signal Corps (comunicações), das Forças Expedicionárias Americanas em teatro europeu se muniram, em 1918, de relógios, agora de pulso, da Omega. À semelhança dos pioneiros Girard-Perregaux, também estes tinha o mostrador protegido com uma grelha.

O cronógrafo de pulso aparece também durante a I Guerra Mundial, inicialmente adaptando-se relógios de bolso, através de braceletes de cabedal. Muitos deles tinham escala telemétrica, usada para calcular distâncias, baseando-se na diferença entre a velocidade a que viajam a luz e o som. Um soldado nas trincheiras iniciava o seu cronógrafo no momento em que vê o flash de um disparo. Logo que ouvia o som correspondente, conseguia calcular a distância entre ele e o inimigo, fazendo parar o cronógrafo e lendo a escala telemétrica.

Para aceder ao Relógio & Canetas online de Agosto, dedicado à relação entre a Relojoaria e o Mundo Militar, vá aqui ou aqui.

Sem comentários: