Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Relógios & Canetas online Agosto - Big Ben – o relógio que ganhou a guerra


A revista anglófila Mundo Ilustrado de 15 de Novembro de 1941 trazia uma fotografia com dedicação e autógrafo do jornalista Fernando Pessa (1902-2002), que durante a II Guerra Mundial trabalhou na BBC. No pulso, um elegante relógio cuja marca desconhecemos. Mas que figurou em outras fotografias da época.

O Mundo Gráfico, fazendo a propaganda Aliada, deu destaque nas suas páginas ao paradigma do relógio durante todo o conflito – o Big Ben. Era ao som dele que começavam as emissões da BBC, à hora certa. O Big Ben comemorou 150 anos em 2009. O relógio, de uma exactidão espantosa, é da autoria do horologista amador Edmund Beckett Denison e do Astrónomo Real George Airy, que o conceberam, tendo entregue a construção do seu mecanismo ao relojoeiro Edward John Dent. Ficou pronto em 1854, cinco anos antes da torre. Nos seus mostradores, a frase em latim DOMINE SALVAM FAC REGINAM NOSTRAM VICTORIAM PRIMAM (Oh Deus, protege a nossa Rainha Victória I).

Na II Guerra Mundial o relógio de bolso já praticamente tinha desaparecido da cena de combate, embora muitos civis ainda o usassem. Nas fotos do Mundo Gráfico, soldados das várias forças, exibindo relógios de pulso.

Para aceder ao Relógio & Canetas online de Agosto, dedicado à relação entre a Relojoaria e o Mundo Militar, vá aqui ou aqui.

Sem comentários: