Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 15 de dezembro de 2012

Pré SIHH - Piaget Emperador Coussin extra-plano automático repetição minutos - dois recordes do mundo


Estação Cronográfica esteve recentemente em Madrid, onde tomou contacto antecipado com uma das peças que decerto irá dar mais que falar no Salão Internacional de Alta Relojoaria, em Janeiro, em Genebra.

Trata-se do Piaget Emperador Coussin extra-plano com repetição de minutos, dois recordes absolutos - o calibre mais fino do seu género e o relógio repetição minutos automático mais fino de sempre.

Desde 1957 que a Piaget se tem distinguido nos calibres extra-planos e este Emperador Coussin automático com repetição minutos tem um calibre da manufactura, o novo 1290P, com apenas 4,8 mm de espessura. Já a caixa que o alberga tem uma altura de 9,4 mm. Calibre e caixa são os epítomes da arte da casa - o calibre, foi concebido e elaborado nas instalações de La Côte-aux-Fées, e a caixa nas de Plan-les-Ouates.

A Piaget é uma das poucas manufacturas de Alta Relojoaria completamente integradas. Este primeiro relógio com repetição de minutos representa a quarta grande complicação desenvolvida pela Piaget, depois de ter criado não menos do que 35 movimentos na sua própria Manufactura, entre eles 11 dotados de grandes complicaçõess, em apenas 14 anos.

Movimentos como o 600P (o movimento de corda manual mais plano do mundo), o 880P (cronógrafo automático extra-plano), o 855P (calendário perpétuo automático extra-plano) e o 1270P (tourbilhão automático extra-plano), entre outros, demonstram o savoir faire relojoeiro da Piaget.

Os calibres extra-planos da Piaget são de forma, ajustando-se perfeitamente às caixas. A intenção é conseguir movimentos que acompanhem tão de perto o perfil da caixa, de modo que ambos se convertam num todo inseparável. A Manufactura aplica esta filosofia a todos os seus movimentos com grande complexidade e o 1290P respeita fielmente esta regra.

"A repetição minutos é de uma grande complexidade, particularmente difícil de produzir. Enriquecer o movimento com um mecanismo de corda automática, dotá-lo com um som excepcional, oferecer o movimento mais plano da sua categoria, bem como a caixa mais plana, garantir a sua hermeticidade até 3 ATM e conseguir tudo isto na própria Manufactura, todos estes feitos individuais representam uma façanha excepcional, única no mundo da Alta Relojoaria", declara a manufactura, com legítimo orgulho.

Vejamos o o que escrevemos no Dicionário de Relojoaria - O Universo do Tempo e dos seus Medidores (Âncora, 2005):


Repetição – De “repetir” sonoramente as horas. Vem do tempo em que, à noite, a única luz artificial era a das velas, candeias ou das lareiras, sendo difícil ver o mostrador de um relógio. Diz-se de um relógio com sonnerie a pedido. Há vários tipos de repetições: a quartos, que soa um tom grave para as horas e dois tons para os quartos, um grave e um agudo; repetição a cinco minutos, que faz soar horas, quartos e os cinco minutos; repetição a minutos, que soa as horas, os quartos e os minutos. A Grande Sonnerie dá, automaticamente, o som de horas e quartos e repete toda a sonnerie a pedido (pressionando um botão). Há ainda a repetição a carrilhão, onde os quartos soam com três ou quatro timbres, dando sons diferentes. Há relógios de repetição na relojoaria grossa e fina. Depois da “banalização” do turbilhão, a que se assistiu no final do séc. XX, a complicação sonnerie parece ser o último reduto da Alta Relojoaria.

Repetição minutos – Diz-se de um relógio que faz soar a pedido a hora, os quartos e os minutos. Geralmente, a hora passada soa no tom mais grave, os quartos em conjuntos de tom grave e agudo, os minutos no tom agudo.







Só o desenvolvimento do movimento 1290P precisou de três anos de trabalho de uma equipa de seis engenheiros dedicados a esta tarefa. Desenvolvido a partir do movimento 1200P (o movimento automático mais plano do mundo), o 1290P possui uma grossura de apenas 4,8 mm, um novo recorde na sua categoria, apesar de contar com 407 peças, número que exigiu uma miniaturização excepcional, mantendo-se ao mesmo tempo a qualidade de som e a fiabilidade técnica.

"Algumas rodas, com uma grossura de somente 0,12 mm, são apenas ligeiramente mais grossas do que um cabelo (0,08 mm); e alguns elementos medem somente 0,07 mm", destaca a marca. O micro-rotor é em platina, para assegurar a máxima inércia com uma grossura mínima.

Destaque para certas opções relativas à construção do calibre, como a decisão de mostrar os martelos no lado das pontes ou inverter a alavanca de repetição, que se empurra para baixo, em vez de para cima, como acontece normalmente.

"A caixa de 48 mm, de ouro rosa, representa também uma proeza técnica e, além disso, desempenha um papel essencial na transmissão do som", explica a Piaget. "Foi escavada ao máximo, para se conseguir uma excelente ressonância". Ela precisou de 1400 horas de desenvolvimento.

A activação da alavanca às 9 horas serve para activar a repetição de minutos quando o utilizador o pretender. Depois, o som é gerado pelas vibrações de um gong golpeado pelos martelos. Estes são feitos de aço. para assegurar uma excelente proporção dureza-peso. O gong foi concebido numa única peça, para assegurar a transmissão melhorada das vibrações e, por consequência, do som através do movimento e da caixa. Com a finalidade de preservar a pureza deste som ao longo da sua duração, o movimento está equipado com uma roda volante de inércia que regula o ritmo entre o começo e o fim do repique.

Enquanto uma conversa normal atinge uma média de 65 decibéis, o movimento 1290P repica com uma intensidade excepcional de não menos do que 64 decibéis, num som de uma pureza excepcional, com as horas na quinta oitava em Sol sustenido e os minutos em Lá sustenido. O som prolonga-se de forma graduada, com um factor excelente de damping de 2600, algo notável, visto que este deve ser considerado excelente de 2000 a 3000. Apesar de utilizar um gong fixo, a Piaget conseguiu criar um som enriquecido com três harmónicos virtuais parciais.

O movimento 1290P representa o nível mais prestigiado de acabamentos jamais realizados pela Piaget: o nível “acabamento de imagem”. Fiéis ao lema da marca, “Fazer sempre mais do que o necessário”, estas decorações foram totalmente realizadas à mão com uma lima, em todos os componentes do movimento. As pontes biseladas e estiradas à mão com uma lima, as rodas com efeito raios de sol ou brilhantes circulares, os parafusos e a massa oscilante cor de ouro rosa, são exemplos do savoir faire da manufactura.

São necessárias pelo menos 70 horas de trabalho para a decoração de cada 1290P. Do lado das pontes, o micro-rotor, o conjunto da raquete com o P de Piaget, as Côtes de Genève circulares e a arquitectura do trem de rodas evocam os códigos de identidade clássicos da casa.

No lado da platina, um motivo guilloché efeito raios de sol marca as 60 divisões do tempo oferecendo um estilo mais moderno, já expresso em alguns movimentos existentes. No mostrador e no verso, vidro de safira.

A Piaget apresenta o seu repetição minutos na linha Coussin, que tem sido a anfitriã das grandes complicações da casa.



Sem comentários: