Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Chegado ao mercado - Montblanc Alfred Hitchcock


Montblanc Alfred Hitchcock. Edição Limitada 3000 e Edição Limitada 80. Um tributo ao mestre do terror e do suspense.

“Fazer um filme significa, em primeiro lugar, contar uma história. Essa história nunca deve ser banal. Deve ser dramática e humana. O que é o drama afinal senão a vida sem as partes aborrecidas”
Alfred Hitchcock (1899-1980)

Da marca:

A mestria artesanal e o design pioneiro caracterizam a Edição Limitada Alfred Hitchcock, da Montblanc, um electrizante tributo ao mestre do género cinematográfico do thriler psicológico. O cineasta britânico e produtor de clássicos do cinema de terror, como “Psyco” e “Vertigo”, levou o cinema a um novo nível artístico, de inovação técnica e a uma forma pouco convencional de contar uma história. Hitchcock ficou conhecido por conduzir os espectadores a uma montanha russa de emoções, medo e ansiedade.

Através do uso de múltiplos ângulos de filmagem e da envolvência de uma forma única de voyeurismo, ele levava os espectadores a imaginar a violência dos crimes, mostrando apenas planos limitados dessa violência no ecrã. As suas sofisticadas técnicas e edição engenhosa permitiram-lhe trazer os espectadores para o seu mundo e brincar com as suas mentes. As edições agora lançadas pela Montblanc - Edição Limitada 3000 e Edição Limitada 80 - dão vida ao seu génio e contam a história do seu extraordinário contributo para a arte cinematográfica.

Edição Limitada 3000 Alfred Hitchcock da Montblanc

Muitas das cenas de Hitchcock permanecem como as mais memoráveis na história do cinema, servindo de inspiração ao design desta Edição Limitada. A escura escadaria em destaque na sua obra-prima “Vertigo” (1958) influencia o design global destas peças. Nesta cena muito característica do filme, a personagem principal após subir freneticamente a escadaria, experiencia o efeito de uma arrepiante vertigem, ao ver as escadas fugirem-lhe dos pés. A textura em resina preciosa preta da tampa e do corpo deste instrumento de escrita cria um efeito especial, que remete para a sensação de vertigem de Hitchcock.

O que pode ser mais arrepiante do que os inesquecíveis 45 segundos da famosa cena no chuveiro, do filme nomeado para um Óscar “Psyco” (1960), em que uma jovem mulher é brutalmente assassinada a sangue frio com uma faca? A arma do crime permanece a reluzir nos olhos dos espectadores muito tempo depois do ecrã se apagar. Esta sinistra faca encontra-se em destaque nos instrumentos de escrita, sendo o clip da caneta.

Em memória do icónico cineasta Hitchcock, a Edição Limitada 3000 destaca-se pelos anéis em prata de lei com a gravação de notas representativas da película original do filme “Psyco”. O cone da caneta, em prata, apresenta 53 marcas que simbolizam cada um dos filmes que Hitchcock dirigiu durante a sua impressionante carreira que se estendeu por quase seis décadas.

Além de macabro, Hitchcock era também um humorista, as cómicas aparições que fazia nas suas próprias obras tornaram-se a sua imagem de marca, fascinando audiências no mundo inteiro. O seu inconfundível perfil permanece e perdura como uma imagem cultural até aos dias de hoje. Uma vez que a sua aparição era praticamente impossível em “The Rope” devido ao filme decorrer num único apartamento, Hitchcock decidiu criar um sinal luminoso com o esboço do seu auto-retrato, visível através da janela do apartamento. O aparo das Edições Limitadas, em ouro de 18 K plaqueado a ródio, é enriquecido com o seu retrato.

O emblema da Montblanc, no topo dos artigos de escrita, representa a qualidade e a mestria artesanal das peças. A Edição Limitada 3000 está disponível em caneta (3000 peças) ou rollerball (3000 peças), ambas com acabamentos em prata de lei.

Edição Limitada 80 Alfred Hitchcock da Montblanc

Alfred Hitchcock é considerado por muitos como um dos cineastas mais influentes de todos os tempos e um verdadeiro ícone cultural. Para homenagear a sua fabulosa contribuição para a arte cinematográfica, a Montblanc criou uma Edição em ouro branco maciço, limitada a 80 peças. Este artigo de escrita em resina preta combina o dramático efeito de vertigem, com reminiscências vermelhas que simbolizam as manchas de sangue das cenas dos seus filmes. O clip em forma da faca, presente no filme “Psyco”, é ainda enriquecido com diamantes.

Esta Edição contém alguns detalhes adicionais que reflectem a sua mestria em despoletar o medo e a fantasia. Hitchcock foi pioneiro em inúmeras técnicas que revolucionaram a forma como os thrilers e filmes de terror eram dirigidos. Foi criado um dispositivo para aumentar a tensão junto do espectador: ao alimentar a audiência com informação que as personagens dos filmes não possuíam, ele garantia surpresa e alarme nos espectadores. Esta técnica está bem patente em “The Birds” (1963) onde um ameaçador bando de corvos assassinos se junta para atacar um parque infantil enquanto a atenção da personagem principal é direccionada para outro local. Como símbolo da arte à qual Hitchcock devotou a sua vida, os anéis da tampa da Edição Limitada 80, são enriquecidos com a gravação de uma bobine de filme – principal ferramenta de um cineasta.

O principal objectivo de Hitchcock era o de enfeitiçar a sua audiência, permitindo-lhe assim, direccioná-la exactamente para onde ele queria. Desafiou-se a si mesmo a prender ao máximo os seus espectadores quando filmou “The Rope” (1948), o seu primeiro filme a cores, gravado num único local, praticamente sem pausas nem cortes, captando dessa forma todos os ângulos e perspectivas possíveis. A corda, sinuosamente enrolada à volta da tampa e dos anéis do corpo e do cone da caneta, simboliza a arma do crime desta peça única do cinema.

Com todos os detalhes patentes nestas peças e referências simbólicas, as Edições Limitadas Alfred Hitchcock da Montblanc são o tributo a um memorável entertainer e ao seu duradouro legado.

Estas Edições Limitadas estão disponíveis nas Boutiques Montblanc a partir de Janeiro 2012. Para mais informações, visite www.montblanc.com.




1 comentário:

Anónimo disse...

Texto impecável! Parabéns!