Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ainda a propósito de calendários...


Clavius, o matemático por detrás do calendário gregoriano

Respigado do De Rerum Natura - resposta de Jorge Buescu a um recente inquérito do Expresso sobre as teorias do fim do mundo:

O calendário gregoriano é tudo menos arbitrário, sendo um prodígio de sofisticação astronómica e matemática. É o produto de 1500 anos de evolução do conhecimento científico que civilizações mais primitivas não poderiam possuir. Foi elaborado durante anos no século XVI por uma comissão de astrónomos e matemáticos liderada pelo alemão Cristóvão Clávio, que foi estudante em Coimbra. Permite prever eclipses e fenómenos astronómicos ao minuto. Por outro lado, o problema que resolve tem tudo a ver com a situação do ser humano no planeta Terra: concilia de forma precisa a duração do dia solar, que rege os ritmos humanos, com a do ano terrestre, que rege fenómenos que nos afectam directamente, como estações do ano, sementeiras e colheitas. E fá-lo com um rigor matemático impressionante, tendo uma precisão de cerca de uma parte num milhão. É uma obra admirável e nada tem de arbitrário ou artificial (a não ser irrelevâncias como a marcação do ano zero ou o nome dos planetas).

Sem comentários: