Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Em primeira mão: Piaget apresenta calibre automático mais fino do mundo


Durante mais de meio século, a Piaget, manufactura de Alta Relojoaria suíça, protagonizou algumas das páginas mais extraordinárias na história dos calibres extra-planos, um mundo à parte na micro-tecnologia, ao alcance de muito poucos.

Em 1957, a Piaget surpreendeu tudo e todos quando apresentou o calibre 9P, o movimento mecânico de carga manual mais fino do mundo (2 mm de espessura). Dois anos depois, Valentin Piaget patenteava o calibre 12P, que começou a ser comercializado em 1960, e que batia um recorde de espessura para relógios automáticos.

Estação Cronográfica esteve recentemente em Madrid, para o pré-lançamento ibérico da grande novidade da Piaget para 2010: comemorando os 50 anos do 12P, a manufactura apresenta o calibre automático 1208P, o mais fino no seu segmento actualmente no mercado, com 2,35 mm de espessura (uma moeda de um euro tem cerca de 2 mm).

O modelo Altiplano, um dos mais emblemáticos da Piaget, foi o escolhido para albergar o novo 1208P, e o seu lançamento oficial será feito no Salão Internacional de Alta Relojoaria, que decorre dentro de duas semanas, em Genebra, e onde Estação Cronográfica estará igualmente presente.

O Altiplano, com uma caixa de apenas 5,25 mm de espessura e 43 mm de diâmetro passa a ser o mais fino na categoria de relógios mecânicos de carga automática. De linhas depuradas, tem apenas indicação de Horas e Minutos centrados e Segundos descentrados.

As dificuldades na concepção de um calibre mecânico extra-fino são enormes. Para o fabrico de um relógio extra-plano, a grossura dos componentes é reduzida ao mínimo. Para dar um exemplo, as rodas dentadas de um movimento normal costumam ter uma espessura da ordem dos 0,2 mm. No 1208P, as rodas têm apenas 0,12 mm.

Quando se está perante um calibre automático, as dificuldades acrescem. Tanto no histórico 12P como agora no 1208P, a solução foi colocar excentricamente a massa oscilante, ao nível do trem de rodas, e não, como habitualmente, ao centro e por cima deste.

Dado que a massa oscilante é relativamente mais pequena (chama-se, nestes casos, micro-rotor), foi usado ouro na sua confecção, garantindo peso e inércia perfeitos para garantir carga ao relógio ao mínimo movimento do pulso.

O calibre 1208P oscila a 21.600 alternâncias por hora e tem uma autonomia de 48 horas. Seguindo a tradição na Alta Relojoaria, as pontes são decoradas ao estilo côtes de Genève e as rodas ao estilo acetinado circular, mostrando uma raquete de regulação com um “P” desenhado.

O 1208P tem 29,9 mm de diâmetro (13 linhas e ¼) e o Altiplano que o alberga pode vir em caixa de ouro branco ou rosa, com mostrador de vários níveis e fundo em vidro de safira.

A tradição da Piaget nos calibres extra-finos

Para além do célebre 12P, que começou a ser comercializado há precisamente 50 anos, a Piaget tem uma longa tradição nos movimentos extra-finos.

Os calibres 430P (2,1 mm de espessura) e 830P (2,5 mm), foram apresentados respectivamente em 1998 e 2007.

Esta capacidade específica da manufactura também tem sido aplicada a calibres complicados (os que dão indicação para lá das horas, minutos e segundos). O 600P, por exemplo, com os seus 3,5 mm, é o calibre turbilhão mais fino do mundo, enquanto o 880P, cronógrafo flyback e segundo fuso horário, tem apenas 5,65 mm. Por fim, o 855P é um calibre calendário perpétuo, com contadores retrógrados e segundo fuso horário, tudo isso concentrado em apenas 5,6 mm de espessura.



O célebre calibre 12P, que agora faz 50 anos

Sem comentários: