Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Maria do Espírito Santo, relojoeira em Tomar, 1711

Data de 7 de Fevereiro de 1711 o Alvará de mercê da propriedade do ofício de relojoeiro da vila de Tomar, concedido a Maria do Espírito Santo, viúva de Francisco Nunes, também ele, possivelmente, relojoeiro.

(Arquivo Nacional da Torre do Tombo)

Em “A Introdução do Relógios Mecânico em Portugal”:

Relógios, sinos de correr, sinos de oração. Todo este mundo sonoro, cada vez mais mecanizado e exacto, dependia do trabalho quotidiano do relojoeiro – que dava corda ao mecanismo, que o acertava, oleava… muitas vezes vivendo com a família na torre relojoeira ou nas suas imediações. E ajudado nas tarefas pela mulher, pelos filhos… que se candidatavam ao cargo quando ele morria. Na Torre do Tombo há referência a alguns destes primeiros relojoeiros, activos em território nacional. Ou das peripécias vividas pelas máquinas – quando foram adquiridas, reparadas, substituídas.

Saiba mais aqui.

Sem comentários: