Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Janela para o passado - 1898, máquinas agrícolas

Ouro para bordar, 1956


 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Memorabilia - cinzeiro, relógios Ebel

Os relógios Seiko no Relógios & Canetas online


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui




Meditações - esquecer o passado

Il faut laisser le passé dans l'oubli et l'avenir à la providence.

Jacques-Bénigne Bossuet

Exportações de relógios suíços quebram ligeiramente

As exportaçoes relojoeiras suíças quebraram ligeiramente em Maio em comparaçao com o mesmo mes de 2023 - menos 2,2 por cento em valor e menos 4,2 por cento em unidades (60 mil). No acumulado dos cinco primeiros meses, a quebra em valor é de 2,5 por cento, comparado com o mesmo período do ano passado.

Portugal, 28º mercado em Maio e 29 º nos primeiros 5 meses do ano, aumentou o valor das importações relojeiras em 9,2 por cento no mês passado, mas no acumulado de 2024 ainda regista uma quebra de 5,6 por cneto face a 2023.

Diz a Federação Relojoeira:

The main export markets for Swiss watches were characterised by markedly different trends. The USA (-0.5%) remained at the previous year’s level, while China (-18.0%) and Hong Kong (-22.7%) recorded further major declines. Increases, which in some cases were very strong, were achieved in Japan (+5.8%), France (+17.9%), Singapore (+4.5%) and South Korea (+16.2%) in particular. The trend was also negative, albeit not as markedly, in the United Kingdom (-1.5%), Germany (-5.5%), the United Arab Emirates (-1.7%), Italy (-3.3%) and Spain (-4.9%).

quarta-feira, 19 de junho de 2024

segunda-feira, 17 de junho de 2024

domingo, 16 de junho de 2024

sábado, 15 de junho de 2024

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Joalheiros e relojoeiros de Paris, 2000 - Chaumet


 (arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Janela para o passado - 1898, o ponto de encontro dos gourmets... Lisboa

Os relógios Arnold & Son no Relógios & Canetas onine


As edições mensais estão disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui

A Agulha de Marear Poveira, de Alexis Passechnikoff

Alexis Passechnikoff é uma autoridade nacional e internacional em arqueologia e etnografia marítima. Acaba de editar A Agulha de Marear Poveira, obra dedicada a este instrumento náutico e especialmente a dois dos seus artesãos, Francisco Manuel Pinheiro e o filho, Eduardo Francisco Pinheiro,

Investigador autodidacta, Alexis Passechnikoff é um coleccionador - das bússolas, a aprestos da pesca, da arte sacra aos relógios de sol. Foram estes últimos que nos levaram a sua casa, em 2016, para uma reportagem saída no Anuário Relógios & Canetas de 2017, mas já desde uma década antes tínhamos mantido contacto epistolar, que entretanto se transformou em amizade.

Presença habitual nas iniciativas que fazemos, juntamente com a sua companheira, Elisa, Alexis percorre há dezenas de anos os recantos mais isolados do país, à procura do contacto com as comunidades e dos objectos que elas produzem. Mesmo sem ter carro...

De uma generosidade infinita, sempre que tem alguma informação que sabe ser do nosso ambito de investigação, apessa-se a comunicar o que descobriu. Como foi o caso do canhão da meridiana dos Clérigos, no Porto, que durante décadas marcou sonoramente o meio-dia da cidade.

Perguntarão - Alexis Passechnikoff? Pois... Filho de mãe belga e pai russo, a família radicou-se em Portugal nos anos 1950, trazida pela oportunidade de dirigir um projecto mineiro no norte do país.

A Agulha de Marear Poveira, extensamente ilutrado, é mais um contributo deste globetrotter inveterado para o conhecimento das artes e ofícios de Portugal.