Ultimam-se os preparativos para a "incomparável e icónica" regata Rolex Sydney Hobart Yacht Race, que inspira velejadores desde 1945 e que, como evento, ultrapassa as fronteiras normais de um evento desportivo.
Desde há 20 anos que a Rolex é parceiro da prova e do seu organizador, o Cruising Yacht Club of Australia (CYCA). Sempre dentro do espírito da superação humana, determinação e pioneirismo que preside à "great race south", valores que a marca relojoeira suíça partilha.Como tradicionalmente, a prova deste ano tem início a 26 de Dezembro, aproveitando este período no calendário mundial de provas de vela, e que contribui para a peculiariedade e encanto da regata. Assistir à partida, seja a partir da costa, no mar, ou pela televisão, faz parte da época festiva australiana.
A largada do Porto de Sydney Harbour é uma ocasião épica e jubilosa. É nesse momento que a colorida frota de participantes profissionais e amadores - com barcos que vão dos 30 pés (9,14 metros) aos 100 pés (30,48 metros) - converge para a virtual linha de partida.
Uma vez em mar aberto, a corrida de 628 milhas náuticas (1.163 km) torna-se rapidamente numa experiência solitária para todos os participantes, nomeadamente na passagem pela costa de Nova Gales do Sul e pela ponta mais oriental do sempre agitado Estreito de Bass. Correntes e ventos fortes tornam a prova uma das mais duras do mundo. A chegada a Hobart tem a logística assegurada pelo Royal Yacht Club of Tasmania.
A regata tem como prémio a Tattersall Cup, e a tripulação do barco vencedor tem assegurada fama e glória no meio da vela internacional, depois de ter tido sorte, trabalho de equipa, dedicação e determinação em ultrapassar todos os obstáculos.
A Rolex Sydney Hobart 2022, na sua 77ª edição, atraiu um número elevado de veleiros de grande porte e todos estão empenhados em bater o recorde da prova: 33 horas, 15 minutos e 24 segundos, estabelecido em 2017.
Sem comentários:
Enviar um comentário