Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 3 de maio de 2022

O Anuário Relógios & Canetas esgotou os 500 exemplares que enviou para o quiosque do Watches & Wonders

O regresso físico

O Anuário Relógios & Canetas esgotou os 500 exemplares que enviou para o quiosque do Watches & Wonders, o salão de alta relojoaria que, depois de dois anos de edição online, decorreu fisicamente em Genebra. Aliás, o Anuário foi o único título de Portugal presente no escaparate do evento, ombreando com outros títulos especializados do sector.

O Watches & Wonders 2022 (antigo Salão Internacional de Alta Relojoaria) teve cerca de 22 mil visitantes (ausências da Rússia, devido às sanções; da China, devido à pandemia) e foi coberto fisicamente por mil jornalistas, que viram as novidades apresentadas pelas 38 marcas presentes, um recorde.

Uma semana de agitação, criatividade e realidade física, contrastando com as sessões online dos anos anteriores. Mas as plataformas e as redes sociais têm cada vez mais força. Nesta edição híbrida, com transmissões ao vivo pela Internet, calcula-se que o evento tenha chegado a 350 milhões de pessoas.

Entretanto, a exportação de relógios suíços para a Rússia parou em Março e quebrou 95.6% em valor face a Março de 2021, um país que representou apenas 1% das exportações no ano passado para este sector da indústria helvética.

Não será pois, pelas sanções a Moscovo, que a relojoaria suíça ficará afectada. Em Março, cresceu 11.8% em valor, face a período homólogo, tendo passado mesmo pela primeira vez tão cedo no ano a barreira dos 2 mil milhões de francos (2,1).

Portugal, 29º mercado tanto em Março como no acumulado do primeiro trimestre, aumentou em 135% o valor importado em Março, face ao ano passado, e em 64,4% no trimestre, embora ainda esteja abaixo (-28.1%) face a 2020, imediatamente antes dos efeitos da pandemia.

Sem comentários: