Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 17 de outubro de 2021

Apresentação do livro Diário dos Dias da Peste – 21 de Outubro, no Museu de Ciência


No âmbito da exposição aC / dC Tempos de Pandemia, que o Arquivo Ephemera apresenta até 21 de Novembro no Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC), em Lisboa, ocorre na próxima quinta-feira, 21 de Outubro, pelas 18h00, a apresentação do livro Diário dos Dias da Peste, editado pela Tinta da China e da autoria de José Pacheco Pereira “e outros Ephemeros”, nos quais nos incluímos.

A apresentação será feita pelo psiquiatra Daniel Sampaio, no Anfiteatro de Química do Museu, seguida de visita à exposição.

O acesso é livre, assegurando as regras sanitárias nessa altura em vigor para o espaço do MUHNAC.

Diário dos Dias da Peste

Durante vários meses de 2020 e 2021, correspondendo aos períodos mais duros do confinamento da pandemia de COVID19, o ARQUIVO EPHEMERA enviou aos membros da Associação Cultural Ephemera uma mensagem diária sobre os fundos do arquivo. Para além de pretendermos distrair — objectivo não irrelevante nesses dias cinzentos, solitários e de medo —, queríamos também mostrar a diversidade dos fundos e o trabalho colectivo do seu tratamento, usando exemplos do que por cá está, tratados por quem cá está.

[…] Devemos recordar por uma razão (a mesma por que a memória nos deveria servir todos os dias): no passado, em várias ocasiões, a humanidade já passou pela experiência da praga, e em muitos aspectos aprendeu sempre pouco com a história.

Os ‘ephemeros’ sabem isso bem, porque vivem no meio das ruínas do tempo. Nestes dias, partilhamos essa habitação com os nossos amigos.

— JOSÉ PACHECO PEREIRA

1 comentário:

RM1283 disse...

Espero ter a oportunidade de ler esse livro.