Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 25 de abril de 2021

Vidros de mostrador antigos para o Núcleo do Tempo da Casa do Cabeço

Do mestre Jaime Ferreira de Oliveira e do seu espólio já aqui falámos. Da mesma proveniência, chega-nos agora às mãos, por intermédio de um amigo comum, Jorge Pinheiro, da Sociedade de Relojoaria Indepoendente, mais de uma centena de vidros acrílicos para relógios, alguns com 70 e 80 anos. Inutilizados, mas úteis para o Núcleo do Tempo da Casa do Cabeço.

Há três tipos de vidros empregues em relojoaria - acrílicos, mineral ou de safira.

Semelhante ao plástico e igualmente conhecido pelo nome de plexiglass ou hésalite, o vidro acrílico tem a vantagem de ser muito leve e barato. mas a desvantagem de ficar quebradiço com a exposição ao sol e de ser facilmente riscado (dureza Vickers 500). Pode ser polido, recuperando a transparência.

O vidro mineral é... vidro. Tem uma dureza superior ao acrílico (Vickers 650 a 800), é mais pesado e mais resistente aos riscos. É também mais caro e o que mais se usa actualemente em relojoaria (embora a febre revivalista vintage tenha feito renascer o gosto pelo plexiglass). É mais difícil de polir.

Finalmente, há o vidro de safira, Composto criado em laboratório, é o mais caro de todos. Tem uma dureza Vickers 2.300 , sendo dificilmente riscado (teoricamente, apenas o diamante o poderá fazer, por ter dureza superior). Tem as mesmas propriedades químicas que a safira natural. E é sete vezes mais duro e compacto que o aço temperado. A Alta Relojoaria emprega-o, não apenas do lado do mostrador, mas muitas vezes no verso, para mostrar o calibre.

O que não há, mas não há mesmo, é "cristal de safira". A miserável tradução da maior parte das agências de comunicação usa estes termos, retirados directamente do Castelhano, onde "cristal" quer dizer vidro.

 

Sem comentários: