Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Há 35 anos... o Cachimbo Clube de Portugal e o "Inspector Varatojo"

Éramos os mais jovens e fumávamos cachimbo... As reuniões eram em vários sítios de Lisboa, mas a maior parte das vezes passavam-se numa cave, onde se encontrava o bar-restaurante da Casa da Imprensa, na Rua da Horta Seca. Uma tertúlia que foi juntando fumadores de cachimbo, que depois se transformaria formalmente no Cachimbo Clube de Portugal, com sede em casa de um dos fundadores - Alberto Guterres.

Éramos 12, os fundadores do CCP, cuja data oficial de início é 31 de Janeiro de 1984. É por essa altura uma ida de um grupo de lisboetas ao Algarve, para se encontrar com fumadores de cachimbo locais, nomeadamente Rolando Tavares, que foi o dinamizador da ideia de se criar um clube, à semelhança dos que havia noutros países.

Cachimbo Clube de Portugal ainda hoje existe. A figura mais proeminente do CCP foi, nos primeiros tempos, Artur Varatojo, advogado, mais conhecido pela sua figura de "Inspector Varatojo", animador em várias plataformas do mundo do policial. Foi dele o esboço dos primeiros Estatutos do clube.

Tempos em que se podia conviver, comer, beber e cachimbar numa cave sem arejamento. Onde as reuniões terminavam sem que os comensais conseguissem ver-se muito bem uns aos outros, tal a fumarada... 

Abandonámos, há décadas, o hábito de fumar. Mas os tempos de "militância" no Cachimbo Clube de Portugal só nos trazem à memória recordações agradáveis.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Cachimbo Clube de Portugal ainda existe?