Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Coisas do Ephemera - Júlio César Machado e o Almanaque das Damas para 1857

No Núcleo do Tempo do Arquivo Ephemera há um exemplar do que julgamos ser o primeiro do seu género e único número do Almanaque das Damas, referente ao ano de 1857 e, aparentemente, coordenado por Júlio Cesar Machado (1835 - 1890), jornalista, escritor e olisipógrafo.

Diz ele na Introdução: "Eu estremeço sempre de profundo susto quando deparo com uma poesia de almanaque. Há um enxame de poetas de folhinhas e reportórios que assentaram bandeiras neste campo ceifado da literatura rasa, e que nem Deus consegue fazê-los desalojar. [...] O que digo dos poetas de Almanaques não se entende com os talentos de excepção que honram às vezes com as suas assinaturas as páginas dum livro deste género. Diz unicamente respeito aos miniestreis espavoridos que acham as portas fechadas  em todo o reino jornalístico, e que, fazendo da necessidade virtude, desprezam a imprensa periódica para se atirarem em plena, mas desastrosa maré, ao Oceano Almanáquico. Falo dos poetas das mariposas, e do meu Tejo de cristal, dos vates de aniversário natalício e de quadras à maneira de viva a bela criadagem".

Este Almanaque das Damas procura fugir aos escritos típicos desta época dirigidos ao público feminino, como se afirma na apresentação não assinada, A Quem Ler: “Longe de nós a ideia de estampar nas breves páginas d’este livrinho, dedicado exclusivamente ao belo sexo, e primeiro ensaio deste género em Portugal, artigos prenhes de erudição [...], e dotados d’uma lógica cerrada e enfadonha, que promova abrimentos de boca às nossas belas [...].”

Júlio César Machado





Sem comentários: