Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Relógios & Canetas online Fevereiro - Editorial - Bolha relojoeira


Bolha relojoeira

Ninguém quer perder o combóio – os modelos de relógios vintage, a maioria de aço, têm duplicado, triplicado e até mais o seu preço em menos de dez anos, dada a forte procura vinda de mercados emergentes, sobretudo asiáticos. Há quem diga que “o aço Rolex subiu mais do que o ouro”, o que até é verdade para determinados modelos da marca da coroa. Agora, a Vicenzaoro, uma das principais feiras de ourivesaria da Europa, realizada na cidade italiana de Vicenza, abriu-se na sua edição 2020 a este fenómeno do vintage no pulso.

VO Vintage foi o espaço dedicado a este novo segmento de negócio, com debates e exposição de peças por parte de empresas especializadas.

Foram passados em revista os últimos 30 anos no sector, desde o final dos anos 1980, quando se começou a notar uma quebra no crescimento explosivo dos relógios japoneses de quartzo, mais baratos e fiáveis, e se iniciou um revivalismo face aos relógios tradicionais suíços, mecânicos, passando pelo fenómeno Swatch, que encarou o relógio como simples acessório de moda. Com a chegada dos anos 1990, surgiu a necessidade das novas gerações afirmarem a sua personalidade individual, procurando relógios de produção limitada ou peças vintage raras. Essa tendência manteve-se até hoje, acentuada pelas novas classes altas criadas em vários países asiáticos.

A tendência ecológica da reutilização dos objectos também influenciou esta ideia da aquisição de relógios em segunda mão. Grandes marcas e pontos de retalho entram cada vez mais no negócio da compra e venda de peças usadas, numa onda que alastra a todos os países.

A febre do vintage atingiu tais níveis que atraiu investidores puros, que pouco se interessam pelos relógios adquiridos, apenas vendo neles um meio de ganhar dinheiro a curto prazo. A Internet e as vendas online ajudaram a globalizar o fenómeno e há já quem fale numa bolha relojoeira, prestes a rebentar.


Este e outros milhares de relógios mostrados e explicados aquiaqui ou aqui, no Relógios & Canetas online, a mais importante plataforma do seu género em língua portuguesa.

Sem comentários: