Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Chegado ao mercado - relógio Blancpain “Tribute to Fifty Fathoms MIL-SPEC”


Em 1953, a Blancpain apresentou um relógio de mergulho profissional que passou todos os testes da Marinha Francesa, tornando-se uma peça essencial de equipamento para a unidade de mergulhadores de combate. Mais tarde, o mesmo aconteceu com outras forças navais de todo o mundo. O Fifty Fathoms era um relógio único., com o seu indicador circular de estanquidade. Se, por um acaso, líquido penetrasse na caixa do relógio, um disco localizado às 6 horas daria o alerta, alterando a sua cor de branco para vermelho. Este indicador estava presente no mostrador do modelo Fifty Fathoms denominado MIL-SPEC 1, lançado em 1957-58, para responder aos rigorosos requisitos das forças militares.

A partir de 1958, a Marinha norte-americana testou uma variedade de diferentes relógios com o objetivo de elaborar as especificações para um relógio a ser utilizado nas suas missões subaquáticas. Após estes testes, o Fifty Fathoms tornou-se no relógio obrigatório nos pulsos dos mergulhadores de combate norte-americanos, assim como o ponto de referência para a produção futura a ter lugar nos Estados Unidos.

Entretanto, a Blancpain obteve contratos para equipar os membros da unidade de elite UDT - Underwater Demolition Teams e a força de operações especiais Navy Seals com os relógios MIL-PEC 1. Mais tarde, no início da década de 60, este modelo evoluiu para o MIL-SPEC 2 e, utilizando o nome “Tornek-Rayville”, o TR-900. O indicador de estanquidade tornou-se num requisito da Marinha norte-americana, e foi incorporado em todos estes modelos.

Agora, a manufacura suíça lança um novo modelo, “Tribute to Fifty Fathoms MIL-SPEC”. Com calibre automático e dois tambores de corda ligados em série, permitindo-lhe autonomia de 4 dias. Espiral de silício. Luneta rotativa unidirecional revestida por vidro de safira resistente a riscos. Bracelete NATO, de tela, ou de aço, com fecho de segurança. Limitado a 500 exemplares.



Sem comentários: