Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Meditações - sinos a rebate


Ainda, a torre do Souto da Casa, vista dos campos ao longe (Várzeas) e "O som dos sinos", quase completo (Memórias):

Torre e cruz lá permanecem!
Se há tempo longo é ali.
A cruz no alto espairece.
E o sino? Oh se me lembro de ti!

Quando entravas pelas janelas,
A repicar - som festivo -
Trazias-me a alegria.
Mas tão rápido, tão furtivo!

Tu sabias que o teu som,
Se em pausadas badaladas,
Passando as mesmas janelas
Ficavam mais demoradas.

Fazias som cavo, profundo;
Pelo silêncio, mais forte.
Trazias notícias tristes
Deixavas novas da morte.

E lembro-me do sobressalto
Quando tocava o rebate.
A prova que então pedias
Levava o povo a combate!

Nos sons que estou recordando -
Festa, clamor e tristezas -
Ainda outros tocavas
Ao Angelus, pedindo rezas.

Desde a manhã, sol nascente,
À tardinha, p’las Trindades,
Lembravas Ave-Marias,
Oh preces, pelas herdades!

António Lourenço Marques Gonçalves

1 comentário:

João de Castro Nunes disse...

Sempre que o o fogo o amor
acende em meu coração
toca o sino com fragor
visando a sua extinção!

JCN