Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 25 de março de 2014

Em primeira mão - Relógios & Canetas online Março Extra - Patek Philippe Cronógrafo Calendário Anual, de aço - um exclusivo para língua portuguesa


Número Extra de Março do Relógios & Canetas online, dedicado inteiramente ao Patek Philippe referência 5960, cronógrafo calendário anual com caixa de aço, uma das novidades da manufactura na Baselworld 2014. Um exclusivo para língua portuguesa do Relógios & Canetas online. Que pode ser apreciado com mais pormenor no site do Anuário Relógios & Canetas ou ser descarregado, gratuitamente, na App Store, aqui.



Patek Philippe referência 5960 nova versão

Frio como o aço

A Patek Philippe avança com um cronógrafo de aço, dos raros exemplares da marca a usar este material fora das linhas desportivas Nautilus e Aquanaut. A referência 5960, lançada há oito anos, tem agora a versão de aço, acabando as de platina e ouro.

Lançado em 2006, o Cronógrafo Calendário Anual em platina foi o primeiro cronógrafo automático na história da Patek Philippe.

Com o seu submostrador único para a função de cronógrafo e as suas três grandes janelas para as indicações de dia da semana, data e mês , este modelo impôs um novo estilo.

Agora, depois de quatro outros modelos em ouro branco, amarelo ou rosa, a manufactura genebrina suscita alguma surpresa, ao lançar a nova referência 5960/1ª – um dos raros relógios Patek Philippe de aço, fora das linhas desportivas Nautilus e Aquanaut.

Deixamos-lhe aqui as primeiras imagens do novo relógio, em primeira mão para o mundo de língua portuguesa.

O reflexo frio do metal dá à caixa um aspecto técnico e masculino, que voltamos a encontrar no mostrador. Os apliques negros para as escalas do cronógrafo e do totalizador de 12 horas, bem como os indexes aplicados das horas e as bordaduras das janelas do calendário, de ouro escurecido, criam um poderoso efeito tridimensional.

Os ponteiros facetados das horas e dos minutos, com revestimento Superluminova, o ponteiro do totalizador das 12 horas e o indicador da reserva de corda destacam-se igualmente a negro, enquanto a “trotteuse” do cronógrafo e o ponteiro totalizador de 60 minutos dão uma certa nota desportiva, a vermelho.

A disposição das escalas do submostrador único do cronógrafo foi modificada, com o totalizador das 12 horas no exterior. O totalizador de 0 a 30 minutos no meio e o totalizador de 30 a 60 minutos no centro.

O calibre automático CH 28-520 IRM QA 24, de roda de colunas e embraiagem de discos, contempla ainda uma indicação de dia/noite.

O novo Cronógrafo Calendário Anual rfeferência 5960/1ª tem bracelete de aço, com malha “gouttes” e fecho de segurança.

Este modelo de aço substitui todas as versões precedentes de ouro e platina.

Destaque

O calibre automático CH 28-520 IRM QA 24 é um cronógrafo de roda de colunas e embraiagem de discos

Ficha técnica

Cronógrafo com Calendário Anual referência 5960/1ª
Movimento: Calibre CH 28-520 IRM QA 24H. Calibre automático, cronógrafo com flyback, com roda de colunas, calendário anual, indicação de reserva de corda e de 24 horas, ponteiro dos segundos do cronógrafo ao centro.
Diâmetro: 33 mm (movimento de base 30 mm, módulo do calendário com 33 mm)
Altura: 7,68 mm (movimento 5,20 mm, módulo do calendário 2,48 mm)
Número de peças: 456 (302 para o calibre, 154 para o módulo do calendário)
Números de rubis: 40 (35 para o calibre, 5 para o módulo do calendário)
Autonomia: 45 horas, para um máximo de 55 horas
Massa oscilante: rotor central, unidirecional, de ouro de 21 carates
Balanço: Gyromax
Frequência: 28.000 alternâncias por horas (4 Hz)
Dispositivo de acerto da hora: Coroa com duas posições, para acerto e corda
Leitura: Ponteiros das horas e dos minutos ao centro; ponteiro dos segundos do cronógrafo ao centro; indicador de reserva de corda às 12 horas; submostrador único do cronógrafo às 6 horas, com contador de 60 minutos (indicando a passagem dos minutos em duas escalas concêntricas, graduadas respectivamente de 0 a 30 e de 30 a 60); contador de 12 horas. Janelas: do dia entre as 10h e as 11h, numa moldura de ouro branco diamantizado e galvanizado a negro; data às 12 horas, numa moldura de ouro branco diamantizado e galvanizado a negro, com indicação do “1” decalcada a vermelho e os algarismos de “2” a “31” decalcados a negro; mês entre a 1h e as 2h, numa moldura de ouro branco diamantizado e galvanizado a negro; indicação de dia/noite às 6 h
Botões: accionar e paragem do cronógrafo às 2 h; colocação a zeros do cronógrafo e função de flyback às 4 h
Correctores: do dia, às 9 h; data entre as 9h e as 10h; mês às 10h
Selo de qualidade: Poinçon Patek Philippe
Caixa: aço, vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 30 metros.
Dimensão da caixa: diâmetro – 40,50 mm; diâmetro com coroa – 43,20 mm; espessura – 13,55 mm; espaço entre asas – 21,20 mm
Mostrador: dois tons, negro ébano e opalino prateado. Oito índices das horas aplicados, de tipo “obus”, de ouro branco oxidado negro, com novo design de lapidação de três faces; escala do cronógrafo aplicada oxidada negro ébano com doze pontos luminescentes para os cinco minutos; ponteiros das horas e dos minutos de ouro branco oxidado negro, com novo design de lapidação de três faces e revestimento luminescente; ponteiro dos segundos do cronógrafo de aço, com contrapeso lacado de vermelho; ponteiro da indicação da reserva de corda tipo “bâton”, de ouro branco niquelado a negro; mostrador auxiliar com aplique de ouro branco oxidado de negro ébano para a escala do contador das horas; ponteiro do contador das horas de tipo “bâton”, com contrapeso de latão niquelado a negro; ponteiro do contador dos minutos do tipo “bâton”, com contrapeso de latão lacado de vermelho.
Bracelete: aço, com malha Patek Philippe de tipo “goutte” e fecho de segurança, de aço

Caixa

2014 é um ano muito especial para a Patek Philippe, que perfaz 175 anos. Em 1832, e na sequência da russificação forçada da zona onde nasceu, na Polónia, o nobre Antoni Norbert foge para Paris, seguindo-se Genebra. Instala-se aí, com o nome de Antoine Norbert de Patek. Em 1839, associa-se com o relojoeiro François Czapek, um checo naturalizado polaco e cria a Patek, Czapek & Co. No nº 29 do quai des Bergues, no centro de Genebra, junto ao Lago Lémans. Fabricam então cerca de 200 relógios de bolso por ano, mas desde logo de grande qualidade. Em 1844, a jovem firma apresenta os seus produtos numa exposição em Paris e Patek ouve falar de um tal Jean-Adrien Philippe, que produziu um relógio extra-plano e munido de um sistema revolucionário para dar corda e acertar as horas – uma coroa (até então, usava-se chave). Quando, em 1845, termina o contrato entre Czapek e Patek e os dois separam-se. É então que este último propõe a Philippe que assegure a direção técnica da empresa genebrina. O convite é aceite. A Patek Philippe & Co nasce a 1 de Janeiro de 1851.


Sem comentários: