quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
Chegado(s) ao mercado - relógios Vostok Europe Lunokhod-2
Vostok Europe, Lunokhod-2. Calibre de quartzo, multifunções(Soprod TwinMotion TM36.03VE), criado especialmente para este modelo. Relógio de mergulho profissional estanque até 300 metros. Caixa de 40 mm, de aço, com válvula automática para libertação de hélio.
O Vostok Europe Lunokhod-2 é um cronógrafo, com função GMT, contagem decrescente (12 horas e 31 dias), calendário perpétuo.
Tem luneta rotativa unidirecional, coroa e botões de controlo do lado esquerdo da caixa (para maior conforto de utilização), iluminação de ponteiros e índices através de tubos de trítio (que brilham permanentemente sem necessidade de serem antecipadamente iluminados) e mostrador protegido com vidro mineral K1 com 3,5mm de espessura.
Como praticamente todos os nomes dos modelos Vostok, também o Lunokhod-2 evoca glórias passadas da ex-União Soviética - foi buscar o nome ao “rover” lunar russo Lunkhod-2, que aterrou na Lua em Janeiro de 1973.
O Lunokhod-2 é vendido em quatro versões: duas com caixa em aço preta, revestida a PVD (Physical Vapor Deposition) e mostrador em preto/vermelho ou amarelo/preto (PVP sugerido de €714); e duas com caixa em aço inoxidável e mostrador preto/laranja ou preto/amarelo (PVP sugerido de €664).
Em qualquer dos casos, os relógios são acompanhados de uma “drybox” também ela estanque a 300 metros, duas braceletes (pele e silicone) e ferramenta para a sua substituição.
A válvula de hélio
Num relógio para utilização em grandes profundidades, a válvula de hélio tem um papel extremamente importante, nomeadamente para profissionais que trabalhem com sinos de mergulho. Apesar de o relógio ser totalmente resistente à água, existe a possibilidade de que os átomos de hélio (muito mais pequenos do que as moléculas de água) usados na mistura do gás de respiração, penetrem na caixa – hélio esse que irá ter a mesma pressão da água à profundidade a que o relógio está a ser usado. Caso o processo de descompressão do mergulhador termine sem que o hélio tenha tido tempo de evaporar do interior do relógio, ele expande-se à medida que a pressão diminui e pode fazer saltar o vidro. A válvula mecânica unidirecional que equipa o Lunokhod-2 destina-se a evitar este fenómeno, libertando automaticamente o hélio e equalizando a pressão interna do relógio com a pressão atmosférica à superfície, protegendo-o.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Muito interessante!
Enviar um comentário