terça-feira, 1 de outubro de 2013
Homenagem ao Comandante Estácio dos Reis no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
O Comandante António Estácio dos Reis caba de fazer 90 anos. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai homenageá-lo na quarta-feira, 9 de Outubro.
"Estácio dos Reis, Marinheiro e Historiador" é o título do colóquio dedicado a este Oficial de Marinha e investigador da História da Marinharia e dos Instrumentos Náuticos.
"A ele devemos a identificação de um nónio construído de acordo com as instruções de Pedro Nunes, que faz parte do acervo do Museu de História da Ciência de Florença, assim como a atenção da opinião pública e dos poderes instituídos para os astrolábios", diz a organização. "Antes da campanha de recuperação promovida por Estácio dos Reis, o Museu de Marinha não tinha qualquer astrolábio e hoje tem nove, a maior colecção do género no mundo".
Foi também Estácio dos Reis quem batalhou pela introdução na língua portuguesa do anglicismo serendipidade (acaso feliz), conceito que, segundo o próprio, o tem acompanhado durante toda a vida.
Estação Cronográfica conhece o Comandante Estácio dos Reis há década e meia e deve-lhe, além da amizade, uma colaboração sempre valiosa e desinteressada nas pesquisas que temos desenvolvido na área do Tempo. Veja-se, por exemplo, aqui ou aqui.
Parabéns, Comandante! Saiba mais aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário