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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Em La Chaux-de-Fonds, para o relançamento da JeanRichard


Mural no Museu Internacional de Relojoaria, em La Chaux-de-Fonds, recriando a cena em que Daniel Jeanrichard observa um relógio de bolso estragado, que irá depois arranjar. Começava aí a lenda

Daniel Jeanrichard (1665 - 1741), dito le Bressel, é uma figura mítica do cantão suíço de Neuchâtel. Conta a lenda que, em 1679, um negociante de cavalos trouxe para a região um relógio de bolso comprado em Londres e que se tinha avariado. O jovem Jeanrichard, ferreiro, teve curiosidade em ver o objecto e, autodidata, desmontou-o, arranjou-o e… decidiu fazer um igual.

Começa aí a aventura relojoeira de toda uma região, pois Jeanrichard não apenas fundou uma oficina de relojoaria como inventou ferramentas e criou um sistema de produção, conhecido como établissage, em que cada artesão fazia uma parte do relógio. Instalado em Le Locle, treinou os cinco filhos e outros aprendizes, garantindo a continuidade da relojoaria nas montanhas de Neuchâtel. Até hoje

No início dos anos 1980, o italiano Gino Macaluso, já então dono da Girard-Perregaux, comprou o direito de usar o nome Daniel Jeanrichard e fez ressuscitar a marca, no âmbito do Sowind Group. A dada altura, o primeiro nome, “Daniel”, caiu e a marca passou a chamar-se JeanRichard. Instalada em La Chaux-de-Fonds, produziu em meados da década de 2000 o seu primeiro calibre próprio.

Com a morte de Macaluso, o grupo de luxo PPR aumentou uma participação que tinha no capital do Sowind, passando a maioritário. Apostado em relançar a Girard-Perregaux e a JeanRichard, o PPR está disposto a investir a médio e longo prazo no futuro destas manufacturas.

No caso da JeanRichard, pode falar-se mesmo de segundo renascimento. Em evento organizado no coração das montanhas de Neuchâtel (onde poderia ser mais?), a nova equipa dirigente – Michele Sofisti, CEO do Sowind Group, Massimo Macaluso (filho de Gino e CEO da JeanRichard) e Bruno Grande (COO da marca) apresentaram toda uma nova imagem – desde os expositores ao marchandising, passando pelo posicionamento de preço e o lançamento de novas linhas.

Desde logo, a linha 1681, em homenagem a Daniel Jeanrichard e à data em que produziu o seu primeiro relógio, passará a ser a única equipada com o calibre JR1000. Para além da caixa redonda já existente, passará também a ter uma outra caixa, coussin. Desta linha serão feitas algumas centenas de exemplares por ano.

Mas o ênfase da nova fase JeanRichard será dado à linha desportiva. “O Tempo é uma filosofia de vida”, será o lema da marca, que quer projectar na sua comunicação a ideia que “não ser apenas um relógio, mas um estado de espírito”. Equipados com calibres industriais (ETA), estes relógios terão preços mais acessíveis e cobrirão Ar, Mar e Terra – Terrascope, Aquascope e Aeroscope serão os seus nomes.


Daniel Jeanrichard era natural de Bressel, no Vale de Sagne. Tinha, aliás, por alcunha “Le Bressel”. A JeanRichard reuniu mais de 60 jornalistas, incluindo Estação Cronográfica, vindos de todo o mundo, para os levar por montanhas e vales, a reviver o mundo do relojoeiro. Uma caravana de jeeps, conduzidos por membros do Clube Range Rover suíço, seguida de uma caravana de carroças, percorrendo os caminhos de terra que Jeanrichard também fez.








Massimo Macaluso, CEO JeanRichard e, à esquerda, Bruno Grande, COO e Général Manager Private Label da marca, na quinta que Daniel Jeanrichard mandou construir


Noite fria nas montanhas de Neuchâtel, aquecidas por toros a arder


Em cima e em baixo, pedra original da chaminé da quinta. A inscrição indica quem construiu a casa e quem a encomendou (Daniel Jeanrichard)



Michele Sofisti, explicando a nova fase da JeanRichard. O grupo PPR está apostado em relançar as marcas Sowind (Girard-Perregaux e JeanRichard)


O herói do rio Hudson: aterrou um A320 nas águas geladas do rio e supervisionou o salvamento de 155 pessoas. Ninguém morreu...

Gente comum, que faz coisas extraordinárias. É este o tipo de pessoas que a JeanRichard pretende para seu embaixador. Durante o jantar em La Chaux-de-Fonds, em directo, através do Skype, o comandante Chesley Burnett “Sully” Sullenberger, III foi a surpresa da noite. Ele foi o herói do voo de 15 de Janeiro de 2009 – aterrou um A320 nas águas do rio Hudson, ao largo de Manhattan, Nova Iorque, depois de ter chocado com aves minutos depois de descolar de La Guardia. A sua perícia, a sua calma, a coragem fizeram com que os 155 passageiros a bordo saíssem ilesos do acidente. Sully será o novo embaixador JeanRichard.


A apresentação dos novos relógios JeanRichard foi feita numa conferência de imprensa, no Museu Internacional de Relojoaria, em La Chaux-de-Fonds, considerado como o melhor do mundo.

Numa pré-apresentação do que vai mostrar em Basileia, em Abril, a JeanRichard mostrou o Terrascope. Tanto ele como os outros são automáticos, com caixa de 44 mm, de aço. A nova imagem JeanRichard passa pelo uso de cores sépia, por embalagens reutilizáveis (podem passar a ser sacos de máquinas fotográficas, por exemplo). E por uma filosofia de proximidade com a Natureza, de evocação de tempo livre, viagens... desafios para viver em pleno.

Com uma produção totalmente mecânica, os novos JeanRichard destinam-se a ser “companheiros fiéis do dia a dia”, diz Bruno Grande. “Dedicados a todos aqueles que rejeitam o estereótipo e absorvem o mundo com gostos e distinção, os nossos relógios irradiam uma filosofia muito própria. Eles oferecem o seu tempo a todos aqueles que procuram autenticidade, que apreciam a exclusividade, que apreciam os saberes ancestrais da relojoaria helvética”.

“O nosso público alvo para a colecção 1681 está numa faixa etária a partir dos 35 anos, com mais poder de compra e que procura trabalho manufacturado”, sublinha Bruno grande. “Já a linha desportiva Terrascope, Aquascope e Aeroscope, mais acessível, pretende conquistar jovens, que tenham sede de explorar o mundo, que queiram conhecer novas pessoas, culturas, paisagens”.

JeanRichard, a mais nova das velhas manufacturas…





Em cima, o 1681, com caixa redonda ou coussin, equipado com o calibre de manufatura JR1000, automático.

Em baixo, várias versões do Terrascope, com caixa de 44 mm, de aço, calibre automático, fundo aparafusado e estanque até 100 metros.





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