Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A preguiça de Portugal

Dizem que Habis, filha d'el-rei Gorgon, por haver sido criada nos bosques com leite de uma serva, saiu ligeiríssima no correr. Estou considerando, que leite mamaria uma destas causas (falando de demandas), ou requerimentos na mão de ministros e seus oficiais, que não há remédio a fazê-la correr? Se beberia o leite da Preguiça do Brasil (a quem os castelhanos chamam por ironia Perillo ligero), que gasta dois dias a subir a uma árvore, e outros dois a descer?

Mas não é adequado o simil: porque a Preguiça do Brasil anda devagar, mas anda; e a Preguiça do Reino, e os seus Ministros, a cada passo pára, e dorme: dois meses para entrar um papel, e parou; outros dois para subir a consulta, e tornou a parar; outros dois para descer abaixo, e temo-la outra vez parada; mais tantos meses para se verem os outros; mais outros tantos para se formar a tenção; mais tantos anos para embargos, apelações, suspensões e tréplicas; ó Preguiça do Brasil, já eu digo, não por ironia, senão por boa verdade, que tu em comparação da Preguiça do Reino és Perillo ligero.

Padre Manuel Bernardes

1 comentário:

João de Castro Nunes disse...

Trezentos anos depois
continuamos na mesma,
puxando um carro de bois
a tardo passo de lesma!

JCN