Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Massacre de São Bartolomeu foi há 437 anos

Bancas de trabalho de relojoeiros cabinotiers, na "ilha", em Genebra, séc. XVIII

O post no blog http://tribodejacob.blogspot.com/ fez-nos recordar: o massacre da noite de São Bartolomeu foi em 24 de Agosto de 1572, há precisamente 437 anos.

Citamos: Matança de huguenotes (protestantes franceses, maioritariamente calvinistas), ordenada pelos reis de França. Terão morrido 30 mil a 100 mil protestantes franceses. Começou em Paris, na noite de 23 para 24 de Agosto, ou melhor, ao raiar o dia 24, e propagou-se por outras cidades franceses nos dias e meses seguintes. Em Paris terminou no dia 30 de Agosto. Durante uns tempos ninguém comeu peixe porque os cadáveres boiavam nos rios. A matança teve origem em intrigas políticas.

Do ponto de vista da história da relojoaria, esse massacre iria provocar algo de irreversível - colocar a Suíça na vanguarda da indústria, lugar onde ainda hoje se encontra.

É que, entre os huguenotes que fugiram, nomeadamente para o Cantão Livre de Genebra e para a região do Valée de Joux, na região jurássica, fronteiriça à França e à Suíça, muitos eram operários especializados, relojoeiros.

Sem comentários: