Em 1980, a Omega foi, como habitualmente, Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos, realizados nesta edição em Moscovo, União Soviética. Isto, apesar de o evento ter sido boicotado por 65 nações ocidentais, a pedido do presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, que invocou a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas como justificação do boicote.
Em Portugal, a António Moura, Lda. era à altura o maior player do sector na importação, representação e reparação de relojoaria - 2 milhões de relógios vendidos, 100 funcionários. E distribuía este documento na apresentação do Rally das Camélias desse ano.
No documento, chama-se a atenção para o novo dispositivo de cronometragem que a Omega iria introduzir nas competições, o OGM 1; elencam-se os eventos desportivos em que houve cronometragem Omega em Portugal, em 1977, num total de 40 provas nas mais diversas modalidades; listam-se as provas internacionais cronometradas pela Omega em 1979, e as previstas então para 1980 e 1982.
Sobre a cronometragem desportiva Omega, veja ainda aqui ou aqui.
Esta documentação faz parte do espólio que António Luís Moura ofereceu ao Ephemera, depois da Olindo Moura / António Moura ter encerrado, ao fim de um século de atividade. Está à guarda do Núcleo do Tempo do maior arquivo privado do país, que coordenamos.














Sem comentários:
Enviar um comentário