Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

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quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Relógios & Canetas Agosto - o que trará o futuro?


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Editorial

I know not what tomorrow will bring*

No editorial de Julho pedimos ao Chat GPT que falasse da Inteligência Artificial e da sua influência no sector do Luxo. O texto que então publicámos foi a resposta ipsis verbis que esse programa nos deu. Acima de tudo, o luxo será cada vez mais personalizado, vaticina a IA.

Não foi coisa que nós próprios já não tivéssemos dito – no editorial de Junho. Adivinhar o futuro, com a ajuda da IA, será mais fácil?

Dias antes da queda do Muro de Berlim e da implosão do Império Soviético poucos ou mesmo nenhum dos grandes especialistas na Guerra Fria ousaria vaticinar tal coisa.

Aquando do movimento de contestação na China que desembocou nos trágicos acontecimentos do 4 de Junho de 1989, centrados na Praça da Paz Celestial, em Beijing, os especialistas vaticinaram, na generalidade, que o Império do Meio iria fechar-se mais uma vez ao mundo exterior e que o mais populoso país do mundo estaria perdido por décadas para o convívio entre as nações. O que aconteceu foi exactamente o contrário – a China abriu-se como nunca ao relacionamento económico com o estrangeiro, mesmo que politicamente a ditadura do Partido Comunista permaneça e se tenha mesmo fortalecido.

Tudo isto para recordar que, há uns 20 anos, os grandes especialistas do marketing no sector do luxo garantiam que as vendas online e as abordagens digitais iriam funcionar para as marcas de consumo maciço, mas nunca para a topo de gama, para o luxo. Ainda recordamos as hesitações de manufacturas de Alta Relojoaria em ter ou não sites próprios, onde nem sequer vendessem, mas explicassem pelo menos quem eram e quais as novidades em termos de produto. Hoje, quem não está no digital não existe. Tenha acabado de aparecer no mercado, ou seja orgulhoso depositário de uma história com séculos.

A IA veio para ficar. Tem memória infalível e sabe todos os gostos e hábitos de cada consumidor, mediante o rasto que ele vai deixando no mundo virtual – a que dia da semana ou mesmo hora costuma comprar mais, se prefere relógios clássicos ou desportivos face aos filmes que tem visto ultimamente. O “conhece-te a ti próprio” deixará de fazer sentido, face ao assistente pessoal que a IA colocará à disposição de cada um de nós. E que nos conhece muito melhor do que nós próprios. I know not what tomorrow will bring* But AI knows…

*”Não sei o que o amanhã trará” - Último escrito de Fernando Pessoa, a 30 de Novembro de 1935, antes de morrer no Hospital de São Luís dos Franceses, em Lisboa, de uma crise hepática.

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