Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 4 de setembro de 2022

ST Dupont abre boutique na Avenida da Liberdade

A ST Dupont Iberia acaba de anunciar a abertura de uma nova boutique em Lisboa, localizada na Avenida da Liberdade 113.

No ano do seu 150.º aniversário, a marca francesa ST Dupont celebra a abertura desta boutique na capital portuguesa, escolhendo a avenida que é o principal eixo do luxo na cidade-

"Um projeto que se traduz num passo de progresso no desenvolvimento da marca em Portugal", diz o comunicado.

Alfonso González Diretor Geral da marca para o mercado ibérico vê neste projeto uma afirmação de força dada pela marca no sentido de servir de uma forma mais adequada a clientela da ST Dupont em Portugal. 

O país é um mercado com muita tradição para a marca e a sua clientela muito fiel aos produtos da ST Dupont, em particular, aos isqueiros, faz notar.

Os clientes em Portugal irão poder encontrar nesta boutique uma gama alargada de produtos da marca, para além dos famosos isqueiros, passando pelos artigos de escrita, marroquinaria e acessórios, bem com as mais exclusivas peças de alta criação ST Dupont.

As origens e os clientes

Como fotógrafo de Napoleão III e um espírito pioneiro com um olhar aguçado para a estética, com apenas 25 anos, Simon Tissot Dupont abriu em 1872 a sua primeira loja de marroquinaria em Paris.

As suas malas de viagem personalizadas logo se tornaram um acessório essencial para a elite da Europa. As principais lojas do final do século XIX, como o Grand Magasins du Louvre, selecionaram-o como fornecedor, e personalidades como Eugénie de Montijo encomendaram os seu estojo de maquiagem à Dupont.

Lucien e André, filhos de Simon Tissot Dupont, tomaram as rédeas da companhia em 1919 e decidiram em 1924 transferir a oficina parisiense para a casa da família em Faverges, na Alta Saboia. Com a nova oficina localizada ao lado do Lago Annecy, o mais puro da Europa. Os produtos ST Dupont são fabricados em um dos ambientes naturais mais notáveis de França.

Em 1930, Lucien Tissot Dupont desenvolveu uma técnica totalmente nova usando pó de diamante para dar ao couro da ST Dupont ainda maior durabilidade e flexibilidade. Isso significa que o couro pode suportar o calor, a humidade e as provações das viagens. Esta técnica sofisticada ainda é usada para a gama Diamond Soft.

Depois de recrutar Georges Novossiltzeff em 1935, a ST Dupont tornou-se a primeira Maison de luxo a dominar a técnica asiática de laca em metal – e mantem o segredo desde então.


Os dois irmãos Tissot Dupont também ilustraram o seu espírito empreendedor e capacidade de se reinventar quando desenvolveram o primeiro isqueiro a gasolina de luxo durante a Segunda Guerra Mundial; o Marajá de Patiala foi um dos primeiros clientes a adotar este novo produto. Pouco depois, em 1952, foi desenvolvido o primeiro isqueiro a gás de luxo: o “D57”. Esta revolucionária técnica ofereceu a capacidade única de ajustar a intensidade da chama usando uma pequena alavanca no queimador.

A pedido de Jackie Kennedy Onassis e desejoso de satisfazer a sua clientela exigente, em 1973 a Maison S.T. Dupont projetou a primeira caneta esferográfica de luxo, a “Classique S.T. Dupont”.

Em 2017, no 75º aniversário do primeiro isqueiro, a ST Dupont revelou o primeiro isqueiro de complicações do mundo. Assemelhando-se a rendas de ouro e paládio e simultaneamente poderoso e delicado, este paradoxo de metal composto por 200 peças é protegido por um código secreto com peças de trabalho visíveis. Com chama dupla e chama de tocha, esta mostra as habilidades dos artesãos de Faverges que levou quatro anos para ser projetada e produzida.

Em 1934, a imprensa saudou a Maison como a “fabricante de malas dos reis”.

Sangue azul, lendas do cinema, ícones da moda, industriais e políticos ricos, todos os grandes nomes viriam para a sede parisiense, onde Lucien e sua equipe os receberam como deveriam. Nada era demasiado bonito ou extravagante.

Os clientes famosos da Maison incluíam Wallis Simpson, que encomendou uma mala de viagem personalizado em 1945.

Dois anos depois, o icónico “Bogie” nasceu quando o astro de Hollywood Humphrey Bogart pediu aos artesãos da ST Dupont para criar uma mala de viagem leve para voos e fins-de-semana a bordo de seu iate, Santana. Nesse mesmo ano, a ST Dupont criou a sua última mala de viagem para a rainha Elizabeth II, para celebrar seu casamento com o duque de Edimburgo.

Em 1953, André Tissot Dupont projetou a bolsa Riviera com o seu compartimento secreto para Audrey Hepburn.

Sem comentários: