Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 9 de julho de 2022

Coisas do Ephemera - os operários desconfiam dos cronómetros...


O Núcleo do Tempo do Ephemera é fisicamente vizinho do Núcleo Desporto do maior arquivo privado do país. E a vizinhança é muito boa… Quando um encontra material destinado ao outro, avisa… Desta vez, o milanês Euprémio Scarpa, responsável pelo segundo, fez-nos chegar uma obra que, aparentemente, diria respeito à sua área. 

Mas não… Prática da Cronometragem, do francês Robert Mazer-Sencier, editado pela Pórtico (sem data) diz respeito à contagem de tempos, mas do ponto de vista económico e industrial. A obra, com capa de Licínio de Melo, ostenta um cronómetro Heuer. E vai ficar no Núcleo do Tempo do Ephemera, embora pudesse também ser arrumado na área de Economia. 

A língua portuguesa é muito pobre em termos relacionados com o Tempo – desde logo, só tem uma palavra para designar tempo meteorológico e tempo cronológico (em inglês, respectivamente, “weather” e “time”). Tem apenas uma palavra – relógio – para designar exemplares de torre a exemplares de pulso (em inglês, “clock” e “watch”, respectivamente). 

Tudo isto para chegar ao termo “cronómetro”. Ele pode indicar dois tipos de marcadores de tempo – relógios ultra-precisos, que passaram testes de cronometria; ou relógios que não dão horas nem minutos, apenas medem intervalos de tempo (em inglês, “stop watch”). Para aumentar a confusão, entra em cena o cronógrafo (medidor de tempos intermédios, que também dá horas). Muitas vezes, em português, designam-se incorrectamente os cronógrafos como cronómetros. Nem todos os cronógrafos têm certificado de cronometria e, como vemos no exemplar da capa, há cronómetros que não são cronógrafos. 

Quanto a esse exemplar, é accionado pela coroa às 12 horas, parado pela mesma coroa, e reposicionado a zeros pelo botão às 13 horas. Tem calibre mecânico de carga manual e a corda é dada pela coroa. 

Para complicar as coisas, tem uma escala decimal de tempo, quando a escala normal é sexagesimal...

Lido aqui:

Throughout the history of industry , engineers have sought to improve productivity, maximise gains and reduce costs. Faster and organised you are, bigger money you’ll make !

To optimize worker efficiency, work measurement methods, known as PMTS (for Predetermined motion time systems ) were developped. Simple tasks executed by operators are timed and analyzed. PMTS systemd (like the MTM for Methods-Times Measurement) uses one hour decimal division as time unit. Like decimal minute, these units are easier to manipulate for mathematical operations than seconds.

External scale of the recorder is divided in 100 ten-thousandth of hour. The register is divided in 30 thousandth of hour.

A função de cronómetro é hoje comum em relógios de quartzo e nos telemóveis, mas continua a ser apreciada pelos amantes de relojoaria quando se está perante um cronógrafo (que, como vimos, alia a função de marcador de tempos intermédios com a normal função de horas e minutos). E que pode ser de carga manual ou automática. 

O cronómetro foi inventado por Samuel Watson na transição do século XVII para o XVIII. O instrumento foi usado em observações astronómicas, nomeadamente pelo seu amigo Isaac Newton. 

Quanto à Heuer, foi fundada em 1860 por Édouard Heuer, em St-Imier, no Jura suíço. Em 1880, a marca foi a primeira a fabricar cronógrafos de série. Em 1985, a Heuer fundiu-se com o Grupo TAG (Techniques d'Avant-Garde), sociedade genebrina especializada em tecnologias de ponta, e a marca passou a chamar-se TAG Heuer. No final de 1999, foi adquirida pelo Grupo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy), o maior do mundo no sector do luxo. 

Voltando ao livro de Robert Maze-Sencier, professor do Instituto de Estudos Superiores das Técnicas de Organização, em Paris, ele faz parte da colecção Direcção de Empresas, coordenada pelo Eng.º António Braz Frade. Inclui temas como: A medida do trabalho. Escolha de um sistema de referência. A preparação da cronometragem. Apreciação da velocidade ou julgamento de actividade. Execução da cronometragem. Analise dos resultados. Os coeficientes de repouso. Tempos elementares - Formulas de tempo. O serviço de Estudo dos Tempos. 

Diz que o cronometrista deve ser minucioso e preciso, sem ser maníaco. E admite que os operários desconfiam atavicamente da cronometragem…
  


Sem comentários: