Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Paula Rego (1935 - 2022) e o Tempo

Em 2002 a Jaeger-LeCoultre produziu uma série limitada do modeo Reverso, com a contribuição de Paula Rego. E na linha de colaboração que a marca manteve em Portugal com artístas plásticos nacionais, como Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, José de Guimarães ou Julião Sarmento.

O Tempo feminino de Paula Rego

A posição ambígua da mulher em relações traumáticas surge como tema central da gravura de Paula Rego para a edição limitada do Reverso com a sua assinatura: está lá todo o seu simbolismo, toda a carga erótica, toda a hierarquização, o sofrimento e a posição secundária da mulher desde os primórdios da humanidade. Segundo a autora, a imagem é um retrato da condição feminina através dos tempos. O modelo de base escolhido foi o Reverso Grande Taille em ouro rosa, devidamente personalizado com a assinatura no mostrador exclusivo e as gravações da série limitada. O preço do relógio e serigrafia: 21.900 €.

A descrição de Paula Rego: "A imagem traduz uma violência sexual, mas é uma espécie de tentativa em que há cumplicidade por parte da mulher, senão teria fugido. Escolhi essa imagem para representar o tempo porque se trata de algo que se passa desde sempre, como se fosse um ritual: um que domina o outro, é o tempo eterno."

Para saber mais, vá aqui. Ou aqui.

Paula Rego. Time - Past and Present, 1990-91. Acrylic on paper on canvas, 183 x 183 cm.

 

Sem comentários: