Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 2 de maio de 2020

Meditações - as horas sombras são, e a vida a sombra d'ellas

Beija-me ! Assim, assim. . . Que languido alvoroço ! 
Milagre ! Oiço florir meus tristes desenganos.
Beija-me ! Aos beijos teus, estranho-me, remoço,
Julgo ter outra vez os meus vinte e dois anos!

Choras ? De novo és minha ! . . . Oriental thesoiro
Se oífrece ao rei sem throno, enfermo e mendicante!
Socéga, meu amor ; limpa os teus olhos d'oiro,
Senta-te aqui um pouco, e olha aquelle quadrante.

Elle te ensinará, meu encanto, a verdade,
Que todo o orgulho é vão, vãs todas as querelas,
Que o amor deve sempre ir p'la mão da caridade,
Que as horas sombras são, e a vida a sombra d'ellas . . .
Olha o quadrante bem : d'um cinzel inspirado
Finos lavor's expõe na tarja que o circumda,
Emquanto, lenta, sobre, o mármore rosado
Avança a sombra azul d'esta hora moribunda…

Eugénio de Castro, in A Sombra do Quadrante

Sem comentários: