Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Relógio Longines V.H.P. apresentado no Observatório da Ajuda


A Tapada da Ajuda tem uma das cotas mais elevadas de Lisboa e, ainda hoje, é um dos sítios na capital com menos poluição luminosa. Foi por isso que, há 150 anos, passou a funcionar ali o Observatório Astronómico que, desde então, emite a Hora Legal para todo o país, Para isso, e ao longo da sua história, o OAL tem sido servido pelos melhores marcadores de tempo do momento - desde pêndulas reguladoras aos relógios atómicos, que fazem parte do seu acervo.

Não poderia pois a Longines escolher melhor local para a apresentação de um dos seus mais exactos relógios de pulso de sempre, o Conquest V. H. P.

As iniciais são o acrónimo em inglês para Muito Alta Precisão. Trata-se de um relógio de quartzo, com caixa de aço (41 ou 43 mm na versão três ponteiros com data; 42 ou 44 mm na versão cronógrafo com data). Há ainda uma versão com função GMT.

O Conquest V.H.P. tem data perpétua, função de economia (numa posição exterior, a coroa faz hibernar o calibre, que retoma a hora assim que for pressionada), indicador de fim de vida da pilha (energia para entre 4 a 5 anos). Os ponteiros tomam a posição das 12 horas quando o relógio é submetido a algum tipo de agressão, como um choque, retomando as horas e minutos, sem perder o tempo passado, logo que a situação normalize. Sujeito a campos magnéticos, os ponteiros param, mas, mais uma vez, quando esse campo magnético deixa de actuar, retomam a posição normal, sem perder o tempo decorrido. O acerto é automaticamente feito pelo relógio e, manualmente, há um acerto rápido, hora a hora. Mas, mais importante do que isso, o relógio tem variação anual da ordem dos + ou - 5 segundos.

A colecção Conquest V.H.P apresenta mostradores nas cores azul, carbono, prateado ou preto. Bracelete de aço ou aço revestido de PVD preto; ou racelete de borracha azul ou preto. O preço começa entre os 800 e 900 euros para os três ponteitros, devendo rondar os 1.300 a 1.400 euros nos cronógrafos.













O Conquest V.H.P. é o capítulo mais recente da história da Longines no capítulo dos calibres de quartzo, onde foi pioneira. O V.H.P. original foi apresentado em 1954, em parceria com o laboratório de investigação Asulab. O Chronocinéginesmedia até milésimos de segundo, sendo um dos primeiros instrumentos a acoplar o sistema de photo finish. Fou muito usado em provas desportivas.

A Longines trouxe ao Observatório de Lisboa algumas das suas peças históricas no capítulo do quartzo, entre elas um Chronocinégines. Para espanto dos responsáveis da marca suíça e do seu importador para Portugal, a Tempus Internacional, o OAL também tem no seu acervo um Chronocinégines.








Em 1969, a Longines lançou o Ultra-Quartz, o primeiro relógio de pulso com movimento quartzo (imagem de cima). Data de 1984 o modelo Conquest V.H.P. (imagem em baixo)



O Longines Conquest V.H.P. com data perpétua de 1996

Sem comentários: