Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 30 de junho de 2018

Casa do Cabeço com mais um relógio de sol, da autoria de Jaime Ribeiro


Jaime Ferreira Ribeiro, antigo Director da Escola de Relojoaria da Casa Pia, antigo Director de A Boa Reguladora, consultor no Projecto Ford / Volkswagen, está há vários anos reformado. Autodidacta em termos de Ciência Gnomómica, tem entretido o seu Tempo a projectar relógios de sol para ele para os amigos. Já tínhamos um de sua autoria. Agora, ficámos com outro - este exemplar Equatorial Armilar acaba de ser montado na Casa do Cabeço. Bem-haja, amigo Jaime!


Afinado, agora só falta construir a base deste relógio, feito a partir de rodas de carroça que pertenciam à Casa do Cabeço. Após muitos quilómetros percorridos, atravessados agora pelo gnómon, os aros passam a dar o Tempo...



Antes da colocação, o trabalho do setubalense mestre Sousa, na sua oficina




A colocação da escala de 10 em dez minutos




Já na Casa do Cabeço, a equipa de mestre Sousa monta o relógio, sob a orientação de Jaime Ferreira Ribeiro



Montado em dia de chuva pela manhã cedo, nuvens pela hora do almoço e aberta momentânea de sol radioso para se conseguir a afinação, eis mais um relógio de sol para o portefólio do gnomólogo Jaime Ferreira Ribeiro.

2 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha, FO!!!!
Tudo!!!!

Jaime F. Ribeiro disse...

Caro Fernando,
Excelente reportagem.
Obrigado pelas referências à minha pessoa.
É, de facto, um aprazer ver os amigos felizes com estes projecto de Gnomónica.
Um agradecimento à Filipa, pela simpatia com que, mais uma vez , nos recebeu e votos de muita saúde e tempo para poderem gozar esse “ retiro “ da Casa do Cabeço.
E... como não há duas sem três, vamos ter de completar a trindade !
Um abraço
JaimeFR