Já está disponível aqui, aqui ou aqui o Relógios & Canetas online de Maio, a maior plataforma digital do seu género em língua portuguesa. Com total independência editorial, são 180 páginas dedicadas à Relojoaria, Instrumentos de Escrita, Jóias e outros objectos de luxo.
Editorial
Mulheres ao
poder
Pela primeira vez na sua história de 185 anos, a manufactura
relojoeira suíça Jaeger-LeCoultre, terá à sua frente uma mulher. Catherine
Alix-Renier, até agora Presidente da Van Cleef & Arpels para a Ásia
Pacífico, passa a partir de 1 de Maio a dirigir "La Grande Maison".
Mas a dança das cadeiras no Richemont Group, o maior do
mundo em termos de alta relojoaria, não se fica por aqui. O homem que estava
interinamente encarregado da Jaeger-LeCoultre, Geoffroy Lefebvre, substituirá
Alain Zimmermann como CEO da Baume & Mercier. Este último, salta para o
comércio online do grupo, departamento dirigido por Emmanuel Perrin.
No espaço de menos de dois anos o Richemont Group substituiu
praticamente todos os CEO's das marcas no seu portefólio, que incluem ainda
Cartier, Vacheron Constantin, Piaget, IWC, Panerai ou Montblanc.
É sintomático o facto de uma mulher passar a ser responsável
pela marca mais “mecânica” das que integram o grupo. O protagonismo das mulheres
no mundo empresarial continua a aumentar, naturalmente, sem que sejam precisas
quotas para tal.
Longe vão os tempos da definição politicamente incorrecta de
luxo: “serve aos homens para mostrar às mulheres as posses que têm e às
mulheres para mostrar às outras mulheres que têm homens com posses… e que as
gastam com elas”.
Cada vez mais, a mulher decide a compra, para si e para os
outros, e com o seu próprio dinheiro. E, cada vez mais, parece sentir, no caso
da relojoaria, a legitimidade perene do que é mecânico.
Feliz coincidência – como de costume, Maio é o mês que o
Relógios & Canetas online dedica especialmente aos relógios femininos.
Terminamos com uma citação de um CEO de marca de luxo
estabelecida na Avenida da Liberdade, em Lisboa: “Nada melhor para criar uma
recordação do que um artigo de luxo”. E isso funciona para elas… e para eles.
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