Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Chegada(s) ao mercado - canetas Montblanc Patrono da Arte Homenagem a Luís da Baviera


A Montblanc presta homenagem a uma das grandes figuras culturais do século XIX, patrono de Richard Wagner e construtor de palácios de fantasia, Ludwig (Luís) II da Baviera.

Como parte de seu apoio contínuo às artes e cultura em todo o mundo, a Montblanc tem reconhecido, desde 1992, as contribuições excecionais dos patronos das artes com o Prémio Montblanc de la Culture Arts Patronage.

Todos os anos, para coincidir com o prémio, é lançado um instrumento de escrita exclusivo de Edição Limitada inspirado por um patrono histórico das artes.

A mais recente edição da Montblanc Patron of Art celebra a vida extraordinária e o legado cultural de Ludwig II da Baviera (25 de agosto de 1845 - 13 de junho de 1886), conhecido como o "Rei Cisne" ou o "Rei dos Contos de Fadas". Como patrono de Richard Wagner, facilitou a criação das maiores obras do compositor, incluindo Tristan e Isolda, Die Meistersinger e Parsifal. Além do apoio à música e ao teatro, o rei Ludwig dedicou-se à construção de palácios extraordinários, como o conto de fadas Schloss Neuschwanstein, uma dramática fortaleza romântica decorada com cenas de obras-primas de Wagner.


Um motivo recorrente durante toda a vida do rei, o cisne é um tema central do projeto desta Patron of Art Homenagem a Ludwig II Limited Edition 4810 com uma tampa feita de verniz translúcido com um guilhoché especial que emula as penas brancas. O clipe tem a forma de pescoço longo e curvado como a cabeça do gracioso pássaro aquático. Contrastando com a tampa, o azul do corpo do instrumento de escrita em verniz translúcido espelha o azul do retrato real oficial de Ludwig, bem como o azul dos pilares dentro da sala do trono em Neuschwanstein. A coroa real no topo da tampa e as letras gravadas no corpo dourado inspiram-se no selo real do monarca da Baviera. Em homenagem à ópera que colocou o jovem Ludwig na jornada do mecenato, o anel revestido de ouro está gravado com “WWV 75”, o código de Lohengrin de Wagner. O aparo de ouro maciço é decorado com uma gravura do castelo de Neuschweinstein.


A paixão de Ludwig pela criação de paraísos e refúgios poéticos onde poderia escapar do mundo real valeu-lhe o apelido de “Rei dos Contos de Fadas”. Com os seus pássaros e motivos florais, o desenho de esqueleto da Patron of Arts Edição Limitada 888 de Ludwig II é inspirado nas pinturas das paredes da luxuosa sala do trono de Neuschwanstein. A intrincada sobreposição de ouro apresenta um design recortado que permite que a laca branca translúcida seja mostrada por baixo, finamente combinada com um clipe em forma de cisne revestido de platina e acessórios decorados com gravuras. Evocando o ambiente opulento que o rei criou em cada um de seus palácios, o anel da tampa é ajustado com um rubi de corte redondo e o emblema da Montblanc no topo da tampa é feito de madre pérola.


Extravagante e elaborado como os espetaculares castelos de contos de fada do Rei Ludwig, a Patrono das artes homenagem a Ludwig II Edição Limitada 40 combina o virtuosismo técnico dos métiers d'art com alguns dos materiais mais preciosos. Com uma limitação do número de apenas 40 peças em referência à idade em que Ludwig morreu em 1886, a caneta é feita de ouro cor champanhe. A tampa do instrumento de escrita apresenta um guilloché sob uma superfície de laca branca magistralmente decorada com um inlay de ouro gravada à mão com um motivo de leão, símbolo da Baviera. O corpo apresenta uma incrustação de penas em miniatura sob um vidro de safira criado por um habilidoso artesão apoiado na quase esquecida arte da plumasserie, ou a arte de preparar e aplicar penas à mão. Para aumentar a preciosa qualidade da obra-prima da escrita, o tampo é fixado com um diamante Montblanc e um rubi.





A Montblanc Patrono da Arte Homenagem a Ludwig II Edição Limitada 5 é uma elaborada homenagem ao mundo pródigo do rei. O corpo é embelezado com um motivo românico que lembra os interiores opulentos do castelo e adornado com uma incrustação de plumagem em miniatura rodeada por um padrão guilloche.



Um precioso caderno com penas de cisne texturizadas inspiradas na rara técnica de plumasserie complementa a experiência de escrita da edição de Ludwig II. Uma técnica de impressão em trompe l'oeil dá às penas uma aparência realística tridimensional. Uma tinta especial foi criada para acompanhar os instrumentos de escrita. Uma cor cinza inspirada em penas de cisne.


Um rei enigmático e inspirado que ainda fascina 130 anos após a sua morte, Ludwig II deixou um legado indelével na cultura. Desde o seu patrocínio a Richard Wagner e as suas grandes óperas que ainda hoje encantam o público aos fantásticos castelos da Baviera que continuam a atrair visitantes de todo o mundo, a Montblanc lembra com arte e virtuosismo técnico um homem que passou a sua vida em busca de beleza e arte. excelência.

Sem comentários: