Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 4 de março de 2018

Comandante Estácio dos Reis - cerimónia fúnebre


O vento amainou, a chuva parou e o vizinho Tejo serenou águas - Lisboa despediu-se do Comandante Estácio dos Reis numa cerimónia religiosa ocorrida ao início da tarde de hoje na Capela de São Roque, no Antigo Arsenal de Marinha.

Com alguns raios de sol a penetrarem o espaço de culto, e num acto celebrado pelo Capelão de Marinha, estiveram presentes, entre outros, colegas de Estácio dos Reis do Curso D. João de Castro da Escola Naval.



O Chefe do Estado Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro; o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado; e o Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, estiveram presentes. Este último faz o elogio fúnebre de Estácio dos Reis, que era Membro Honorário da Academia.

Malhão Pereira, historiador e antigo Comandante do Navio-Escola Sagres; e os Professores Nuno Crato e Henrique Leitão, investigadores e divulgadores da História da Ciência, que colaboraram por diversas ocasiões com Estácio dos Reis, também estiveram presentes.

Seguiu-se o funeral, com destino ao cemitário do Alto de S. João, onde teve Honras Fúnebres, seguindo-se a cremação.

Sobre António Luciano Estácio dos Reis, e o seu desaparecimento, já escrevemos aqui.




Em baixo, juntamos mais algumas fotos do nosso espólio respeitante ao Comandante Estácio dos Reis


Aquando da homenagem pública, em Setembro de 2012




Aquando da publicação das suas Memórias, em Novembro de 2013




Sem comentários: