terça-feira, 3 de março de 2015
Relógios & Canetas online Março - Editorial - À espera do Apple Watch
Já está disponível, aqui e aqui o Relógios & Canetas online de Março, a maior edição de sempre, assinalando o segundo aniversário da publicação.
O Editorial desta edição fala do Apple Watch, que será apresentado na próxima segunda-feira, 9 de Março, a dias da Baselworld. De leitura obrigatória a análise de Gregory Pons, aqui.
À espera do Apple Watch
As exportações relojoeiras suíças atingiram em 2014 mais um recorde absoluto em valor - 22,2 mil milhões de francos, mais 1,9 por cento que no ano anterior. A Suíça exporta cerca de 30 milhões de relógios por ano, uma gota no oceano (menos de 2,2 por cento) de 1,2 mil milhões de relógios produzidos anualmente no mundo. Mas tem praticamente o monopólio (mais de 95 por cento) dos relógios vendidos acima dos mil francos (sensivelmente mil euros). Assim, consegue uma fatia superior a 50 por cento do valor global de relógios vendidos. As suas cerca de 600 empresas dão emprego a uma mão-de-obra altamente especializada, da ordem dos 60 mil postos de trabalho.
Os três gigantes Swatch Group, Richemont Group e Rolex representam só por si 46 por cento do volume de negócios global. O grupo norte-americano de moda Fossil está em quarto lugar, tendo ultrapassado o LVMH, apesar deste continuar a ser o maior do mundo em termos de luxo. Os três principais fabricantes japoneses (Citizen, Seiko e Casio) representam no conjunto cerca de 9,5 por cento da quota de mercado – menos que a Rolex sozinha.
Não admira pois que seja na Suíça, mais propriamente em Basileia, que ocorre a mais importante feira do sector. De 19 a 26 de Março, mais de 1.500 marcas de 40 países mostram na Baselworld o que de melhor têm para oferecer. E mais de 4 mil jornalistas, vindos de todo o mundo, entre os quais a equipa de Relógios & Canetas online, estarão lá para cobrir o evento.
Várias marcas deverão apresentar smartwatches, numa nova etapa tecnológica. No meio deste quadro, a ausência mais notada – não haverá stand da Apple, que ameaça, com o seu relógio, virar do avesso e não deixar pedra sobre pedra todo o edifício económico e industrial acima descrito.
Tempos interessantes, estes…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário