Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 15 de março de 2015

Anuário Relógios & Canetas parceiro das comemorações - Museu do Relógio faz 20 anos


Foi em 1970 que tudo começou. António Tavares de Almeida tinha 20 anos e acabara de herdar três relógios de bolso do avô. A princípio, coleciona apenas relógios desse tipo, a dado momento passa também a interessar-se por relógios de pulso. Mas sempre mecânicos. Agricultor, nascido, criado e a viver em Serpa, vê o hobby crescer e, a dada altura, decide abrir parte da sua residência, o Convento do Mosteirinho, para expor a coleção. Estava-se em 1995. Em 2013, surge a extensão do Museu do Relógio em Évora.

Do acervo do Museu fazem parte cerca de 600 relógios, todos mecânicos, e todos em perfeitas condições. Exemplares que vão desde o século XVI até hoje (de bolso, pulso, mesa, parede e sala). O Museu mantém uma oficina de reparação e restauro, a principal fonte de rendimento da instituição.

Agora, esta instituição de características únicas no país comemora 20 anos de vida. O Anuário Relógios & Canetas será parceiro das iniciativas marcadas para o fim-de-semana de 18 e 19 de Abril.

A confraternização de amigos do Museu e interessados na temática do Tempo e da Relojoaria incluirá palestras, entre outros, de Fernando Correia de Oliveira, Editor Chefe do Anuário Relógios & Canetas, e dos Professores Carlos Fiolhais e Paulo Crawford.

Será passado um filme de homenagem ao fundador António Tavares de Almeida, falecido em 2012, apresentado o projecto de um livro sobre o Museu e lançado um relógio de bolso, edição limitada de 20 exemplares, comemorativa dos 20 anos da instituição.

O evento, denominado Edição Limitada, comportará um máximo de 100 pessoas. A inscrição é de 35 euros por pessoa e pode ser feita através do telefone 284 543 194 ou pelo email museudorelogio@gmail.com.

Tem até 8 de Abril para se inscrever num fim-de-semana primaveril na região da margem esquerda do Guadiana. Vá até Serpa e participe nas comemorações dos 20 anos do Museu do Relógio.


"Foi em 1970 que tudo começou. António Tavares de Almeida tinha 20 anos e acabara de herdar três relógios de bolso do avô..." Na foto, as peças em questão.


António Tavares de Almeida (1948 - 2012), fundador do Museu do Relógio, dava em 2003 uma entrevista ao Anuário Relógios & Canetas.







Eugénio Tavares de Almeida, filho do fundador e actual responsável pelo Museu do Relógio


Uma das peças mais valiosas do acervo do museu


Um relógio de bolso que pertenceu ao avô de António Tavares de Almeida


Relógios de pulso, de bolso, de mesa, de parede ou de caixa alta, num total de mais de 2.600 exemplares, todos mecânicos e todos em perfeitas condições de funcionamento.

Sem comentários: