Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Meditações - a certeza absoluta de que o relógio está parado...

[...] «Há alguns grupos no alto pirismo, muitíssimo agradáveis – se nele incluímos tanta gente!... – em que se cultiva ainda a boa conversa, em que, sem sombra de pedantismo, se discutem livros, ideias, arte, e em que ninguém sente saudades de jogar o bridge. Mas há outros grupos, em que nas festas os homens não estão na mesma sala em que estão as senhoras, festas em que só dança, e pouco, a gente muito nova, e em que as meninas, nada interessantes, mas com aquele ar de timidez e de recato que tanto agrada aos portugueses à volta duma viagem pelo estrangeiro, namoram pelos processos arcaicos, sob os olhares mais ou menos adormecidos da mamã. Festas essas em que, a alturas tantas, nós, com a certeza absoluta de que o relógio está parado, começamos a sentir verdadeiro ódio pelas begónias artificiais – ainda se encontram! – que ornamentam a étagère, e que cresceram em leque de dentro duma espécie de musgo seco, muito mal imitado; festas em que só pela muita força da boa educação recebida nos obrigamos a trocar umas palavras vazias de interesse, por uma contorção difícil e dolorosa do corpo, com a senhora gorda que está sentada no borne atrás de nós! (Também ainda se encontram muitos bornes!!)

«São estes grupos do alto pirismo, é preciso dizer a verdade toda, que nos enchem precocemente a cabeça de cabelos brancos. [...]

Raul Brandão, in Memórias, A Sociedade Elegante, citando "uma senhora de espírito"

2 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Mesmo em prosa se expressando
há quem faça poesia,
conforme acontece quando
se recorre à alegoria!

JCN

João de Castro Nunes disse...


A poesia permite
o que a prosa não consente
por não ter qualquer limite
para expressar o que sente!

JCN