Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 9 de setembro de 2014

No Chantilly Arts & Elegance, com os relógios Richard Mille I


Temos andado por estes dias no Domaine de Chantilly, um conjunto com castelo, parque da autoria de Le Nôtre e Grandes Écuries. A menos de uma hora de carro de Paris, alberga a segunda maior colecção de pintura antiga de França, depois do Louvre.

Mas não foi pelos jardins, pelos quadros ou pelos cavalos que aqui estamos. Embora isso ajude ao... esplendor na relva. A convite da manufactura suíça de alta relojoaria Richard Mille, experimentamos as sensações plurais da primeira edição do Chantilly Arts & Elegance, naquilo que constitui desde logo o maior encontro de carros vintage em território francês e se torna também num dos mais importantes do mundo.

Num evento que teve a Richard Mille como principal patrocinador e a Peter Auto como organizador, estiveram presentes em Chantilly centenas de carros, máquinas desde o final do século XIX até aos protótipos do século XXI. Propriamente a concurso, uns cem, competindo em três categorias - estado da viatura, elegância e protótipos.

Por hoje, fiquemos, para aquecer os motores, com um primeiro olhar sobre as máquinas... amanhã voltaremos ao assunto. Para ver a segunda parte da reportagem, vá aqui. Para ver a terceira e última parte da reportagem, vá aqui.




O Richard Mille RM 50-01 Lotus F1 Team Romain Grosjean, edição limitada de 30 exemplares. A ligação da marca ao desporto motorizado vem desde o início, e não apenas como inspiração estética ou nos materiais usados. Muitos dos embaixadores Richard Mille são pilotos.

Com caixa de 50 x 42,7 x 16,4 mm, carbono ou ouro vermelho, o RM 50-01 é um cronógrafo de roda de colunas, de carga manual, com turbilhão e sensor de força G. Tem autonomia para 70 horas. Platina de titânio, esqueletizada. Pontes de titânio e aço. Vidro de safira na frente e no verso.











Os participantes foram convidados a trazer toda a parafernália necessária a um pic-nic. O tempo ajudou - no dia anterior, choveu. No dia do evento, a manhã acordou com nevoeiro e nuvens, mas o tempo foi abrindo, até uma tarde de sol.







Música de jazz, do início do século XX, ajudando a algum revivalismo





Alguns dos exemplares mais antigos pressentes, datando do final do século XIX






Uma das hipóteses dada aos visitantes, enquanto aguardavam o resultado do concurso, era a de um passeio de balão
































Um artista especializado na pintura de carros antigos tinha um stand num dos pontos da exposição



O stand da Cruz de Malta de França mostrava alguns exemplares que estiveram ao serviço na I Guerra Mundial








Um dos patrocinadores do evento era um fabricante de sapatos, que espalhou exemplares em cápsulas por todo o percurso

























Passeios de barco nos lagos e canais do Domínio de Chantilly estavam incluídos no programa


















Um aviso difícil de respeitar...











Alguns dos protótipos, um deles com a primeira apresentação pública mundial







Sem comentários: